Esposende Comemorou Dia Mundial do Turismo

29 Setembro 2015
O programa do Dia Mundial do Turismo, que registou uma adesão muito expressiva no concelho, marcou a inauguração de dois percursos urbanos, um em Esposende, o “Caminho dos Mareantes” e outro em Fão, o “Caminho da Memória”, que a partir de agora passam a integrar a rede municipal de percursos pedestres, que inclui 12 percursos registados e sinalizados, num total de aproximadamente 150 km de trilhos.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, que marcou presença em algumas das iniciativas, realçou a importância dos dois percursos na valorização do património natural, mas acima de tudo do património histórico e cultural e adiantou que o “Caminho da Memória” será ainda valorizado com a colocação de sinalética nos monumentos e sítios, dando a conhecer a sua especificidade e história”. Benjamim Pereira defendeu que “esta rede de percursos, juntamente com os Caminhos de Santiago, são atributos fundamentais para a valorização do território e de um dos produtos turísticos estratégicos para Esposende, o Turismo de Natureza”.

Outra das ações que assinalou o Dia Mundial do Turismo, em Esposende, foi a apresentação livro “Guarda-Rios… um raio azul” de Carlos Palma Rio.
O Presidente da Câmara Municipal felicitou o autor, um ilustre fotógrafo da natureza, do concelho, conhecido em termos internacionais e considerado um “embaixador” do Parque Natural do Litoral Norte. O edil Esposendense deu ainda a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município no sentido de potenciar a prática do Birdwatching, em crescimento no nosso território, e defendeu que se trata de “um fator de atratividade do concelho, potenciando assim o desenvolvimento da economia local. O investimento na plataforma digital que dá a conhecer todas as espécies que podem ser observadas no concelho, os locais de observação, as alturas do ano e as especificidades de cada espécie, foi um investimento que começa a ter retorno e impacto”. Também os postos de observação de aves, a participação em feiras do setor, como é o caso da “Observa Natura” e a edição de guias e brochuras foram algumas das ações que o autarca apontou como uma mais-valia na valorização deste produto complementar para o turismo de Esposende.
Por último, o Presidente do Município valorizou o excelente trabalho de Carlos Palma Rio e esta obra em particular, única no país, que trata especificamente a espécie do guarda-rios, tão identitária do Parque Natural do Litoral Norte. A terminar agradeceu o envolvimento dos parceiros locais e enalteceu as diversas ações que integraram o Dia Mundial do Turismo.

Ao longo do fim-de-semana, as pessoas foram convidadas a participar num conjunto muito diversificado de atividades, nomeadamente no Passeio Equestre “Esposende, entre terra e mar”, na observação e fotografia de aves no estuário do Cávado, ou a fazer o Percurso o “Vento e o Céu Pedestre”, “Entre o Neiva e o Atlântico.

O programa do segundo dia também apresentou sugestões muito variadas, desde logo o Torneio de Golfe “Esposende, Privilégio da Natureza”, a Caminhada “Entre campos, praias e masseiras: da Póvoa de Varzim a Esposende, ou a possibilidade de Experimentar a prática de Paddle Surf, ou assistir a uma prova de canoagem K4, no rio Cávado, ou até mesmo fazer um passeio de barco.
O concerto “Música para cordas dedilhadas dos séculos XVI a XXI”, integrado no evento MusiCórdia, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende, foi outra das ofertas do programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo, a par da gastronomia, cuja sugestão do Município foi no sentido de que os turistas e visitantes, assim como os residentes, aproveitassem a oportunidade para degustarem aquele que é o Prato Identitário do Concelho, “Polvo da Pedra à Esposende”.