Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende aposta no «Março com Sabores do Mar» para atrair gente ao concelho

20 Fevereiro 2015
Com o duplo objetivo de combater a sazonalidade e promover a gastronomia e os produtos locais, o Município de Esposende vai levar a efeito a 16.ª edição da iniciativa «Março com Sabores do Mar», cuja apresentação decorreu, esta manhã.
Com o duplo objetivo de combater a sazonalidade e promover a gastronomia e os produtos locais, o Município de Esposende vai levar a efeito a 16.ª edição da iniciativa «Março com Sabores do Mar», cuja apresentação decorreu, esta manhã, no Centro de Informação Turística de Esposende. Ao longo de todo o mês de março, a gastronomia, particularmente os pratos de peixe e de marisco, está em evidência e é servida com um conjunto muito variado de atividades.

O evento enquadra-se na estratégia do Município de promoção do território, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, explicando que o objetivo é atrair cada vez mais gente a Esposende, não só na denominada época baixa, mas ao longo de todo o ano. O Autarca realçou a importância do “Março com Sabores do Mar” para os setores da restauração e hotelaria, considerando que a sua abrangência é bastante mais vasta, envolvendo as escolas, entre vários outros parceiros.

Benjamim Pereira afirmou que “há poucos municípios com a dinâmica de Esposende” e destacou o esforço que tem vindo a ser desenvolvido por parte do Município para cativar cada vez mais turistas e visitantes, seja através da promoção de um conjunto muito diversificado de atividades seja das intervenções de requalificação do território, do qual resultam benefícios para a economia local. Adiantou que o Município vai reforçar a sua estratégia de afirmação, apontando, a título de exemplo, o programa “Esposende em Festa – Verão 2015”, que está a ser preparado para desenvolver no próximo mês de agosto.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal deixou o convite para a participação no “Março com Sabores do Mar”, para a degustação das sugestões gastronómicas e para o programa de animação que lhe está associado.

Em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, esteve na apresentação o Vice-Presidente Jorge Magalhães, que teceu rasgados elogios ao Município pela estratégia turística adotada, de promoção e divulgação das potencialidades do concelho, dizendo que “o exemplo de Esposende é excelente e deve ser replicado”. Sobre o “Março com Sabores do Mar” disse que é uma iniciativa “fundamental num momento menos efusivo do turismo e importante para manter a constância”. Considerou feliz a conjugação da área da gastronomia e vinhos com as restantes potencialidades do concelho, concluindo que “Esposende está a caminhar num sentido muito positivo para afirmar o Município no contexto regional e nacional”.

De acordo com o programa apresentado pelo Vereador do Turismo, Rui Pereira, este ano, o evento conta com a adesão de 26 restaurantes do concelho, 11 dos quais participam no Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”. A par deste certame, decorrerão também os concursos gastronómicos “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha, e “Cantinas com Sabores do Mar”, dirigido às cantinas das escolas e instituições do concelho.

Além de vários outros parceiros, as pastelarias voltam a associar-se ao evento, sendo que nesta edição participam nove, assim como as cinco quintas produtoras de vinho do concelho e as unidades hoteleiras, que oferecem descontos na estadia.

Uma das novidades desta edição é o passaporte “Março com Sabores do Mar”, que visa fomentar a itinerância dos comensais pelos restaurantes aderentes. Os utilizadores do passaporte terão direito à degustação de uma clarinha (ou outra sobremesa a propor pela unidade de restauração) sempre que solicitem um dos pratos incluído na iniciativa “Março com Sabores do Mar”. Os passaportes mais carimbados, de acordo com quatro escalões (5 pratos, 10 pratos, 15 pratos e 20 pratos), serão brindados com uma lembrança da Câmara Municipal, a levantar no Centro de Informação Turística de Esposende, durante o mês de abril. Tal como sucede com os talões de desconto incluídos na brochura do evento, o passaporte possibilita usufruir de um desconto de 10%, não acumulável, sobre o valor do alojamento nas unidades aderentes, e entrada nas Piscinas Foz do Cávado.

Novidade será também a divulgação da composição definitiva do prato típico de Esposende, com base no polvo da pedra e nos hortícolas da região, aquando da divulgação dos premiados nos vários concursos, no dia 31 de março.

O Fim-de-semana Gastronómico do cartaz da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, a decorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, marca o início do evento “Março com Sabores do Mar”. Nos restaurantes aderentes a proposta passa pela Lampreia, Vinhos Verdes do concelho e Clarinhas de Fão.

A componente formativa está, uma vez mais, associada ao evento, numa parceria com a Escola Profissional de Esposende. No dia 9 decorrerá um workshop de cozinha, orientado pelo Chefe Artur Gomes, do restaurante \"Casa da Música\", e no dia 14, terá lugar o workshop de cozinha infantil \"Mãos na massa\", com Mário Rodrigues, Teresa Cunha Pinto e Bárbara Yu Belo. Para o dia 21 estão agendados dois workshops, nomeadamente \"Preparação e modos de confeção de lampreia\", com a colaboração da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, e \"Refeições caseiras para levar para o trabalho\", com o Chefe José Alexandre. Luis Rocha, do restaurante \"Casa da Música\" vai orientar, no dia 12, um workshop sobre \"O serviço de mesa\", e o enófilo José Silva a ação de formação \"Conhecer os vinhos verdes\", no dia 23, no Centro de Informação Turística.

Numa organização da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, no fim-de-semana de 20 e 21 de março, realiza-se a Festa Gastronómica da Lampreia do Rio Cávado, junto à Lota de Esposende.

O Festival das Sopas, organizado pela Escola Básica de Apúlia e respetiva Associação de Pais, integra também o programa desta edição. Dirigido às escolas será desenvolvida a atividade “A Escola vai à lota”, em colaboração com a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho.

Paralelamente à componente gastronómica, há um vasto programa de animação associado ao evento, com atividades muito variadas e abrangentes.
Assim, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, estará patente, ao longo de todo o mês, a exposição \"O mar como tema literário\". Em março, a Hora do Conto versará sobre “Lendas do Mar”, baseada na obra homónima de José Jorge Letria.

No dia 15 de março, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, terá lugar a Feira de Artesanato e Produtos Endógenos. O Campo de S. Miguel, em Marinhas, acolhe, no dia 28, o III Encontro de Bicicletas Antigas, com degustação de produtos locais, e no dia 29, o IX Festival de Folclore, eventos organizados pelo Rancho Folclórico \"Danças e Cantares de Marinhas\".

O Ciclo “Jovens de Valor” da Casa da Juventude vai abordar, no dia 20, os \"Jovens com valor na gastronomia\".

Como forma de promover o “Março com Sabores do Mar”, a Câmara Municipal vai participar, de 25 de fevereiro a 1 de março, na BTL, entre 4 e 8 de março, estará presente no Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense, Espanha, e, entre os dias 8 e 15, o Município vai desenvolver ações de promoção do evento gastronómico e do concelho, na Loja Interativa do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

Este ano, os restaurantes aderentes ao “Março Sabores do Mar” serão convidados a participar na iniciativa “Hora do Planeta”, no dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30, apagando parcialmente as luzes dos seus espaços.

Esposende continua assim a sua aposta na Gastronomia e Vinhos como um dos produtos estratégicos de desenvolvimento para o turismo do concelho, em articulação e sintonia com os vários agentes locais, tornando assim o território mais apelativo, com o objetivo de criar uma dinâmica económica cada vez mais forte.