Presidente da Câmara Municipal de Esposende visitou União das Freguesias de Apúlia e Fão

09 Março 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, prosseguiu o périplo pelas freguesias do concelho, com a visita à União das Freguesias de Apúlia e Fão, no passado dia 6 de março.

Uma jornada de trabalho que se iniciou com uma reunião na sede da Junta, com o executivo liderado por Luís Peixoto, na qual foram abordados diversos assuntos relativos às duas localidades.

O Presidente Benjamim Pereira explicou que o objetivo destas visitas no terreno é apurar quais as dificuldades e anseios das Juntas de Freguesia e das associações locais, procurando, a partir desse levantamento, definir as prioridades, por forma a enquadrar as intervenções no plano de investimentos do Município. O autarca salientou que “é sempre importante avaliar as situações in loco” e manifestou total disponibilidade do Município para colaborar na concretização de projetos estruturantes para o concelho, procurando dar também resposta a um conjunto de outras questões.

Por forma a aferir com maior rigor algumas das situações elencadas, desde intervenções na rede viária a obras de manutenção nos edifícios-sedes da Junta da União de Freguesias, Benjamim Pereira andou no terreno, avaliando caso a caso, definindo procedimentos, no sentido de encontrar as soluções mais indicadas. Entre outros locais, a comitiva visitou a zona ribeirinha e o centro histórico de Fão, os lugares do Caldeirão e das Pedreiras e algumas artérias da Vila de Fão. Já em Apúlia, a comitiva esteve na frente marítima, onde o Presidente Benjamim Pereira visitou os aprestos dos pescadores e estabeleceu contacto com os homens do mar, além de ter verificado no terreno várias outras situações.

Da agenda desta jornada de trabalho constou, ainda, uma reunião com a comissão diretiva do Grupo Desportivo de Apúlia, uma coletividade que pretende retomar a sua actividade, após um interregno de alguns anos. No desativado campo de jovens do Grupo Desportivo, os novos dirigentes entregaram ao Presidente da Câmara Municipal um dossier com o projeto de reestruturação do clube, que, faseadamente, pretendem ver concretizado.

O Autarca Benjamim Pereira expressou a sua satisfação pela mobilização deste grupo de trabalho para reerguer a coletividade. Manifestou abertura e disponibilidade para estudar o projeto, no sentido de perceber quais as pretensões que estão em causa e aferir a sua viabilidade. Escusou-se a fazer promessas, mas, ainda assim, manifestou disponibilidade para efectuar uma intervenção primária para dar dignidade ao espaço e permitir repor a atividade desportiva.