Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Secretário de Estado do Desporto e Juventude inaugurou 3.ª fase da Ciclovia da Marginal

13 Julho 2015

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, inaugurou, no passado dia 11 de julho, a 3.ª fase da Ciclovia da Marginal de Esposende, uma obra que orçou em aproximadamente 706 mil euros, 85% dos quais financiados por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte - ON2.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, inaugurou, no passado dia 11 de julho, a 3.ª fase da Ciclovia da Marginal de Esposende, uma obra que orçou em aproximadamente 706 mil euros, 85% dos quais financiados por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte - ON2.

A intervenção traduziu-se na continuidade da ciclovia nos troços compreendidos entre a Avenida dos Banhos e o Farol de Esposende, e entre as Piscinas Municipais Foz do Cávado e o Centro de Atividades Náuticas, promovendo a renovação destes trajetos e uniformizando a imagem em termos arquitetónicos. Com este prolongamento, a ciclovia passou a ter uma extensão total de aproximadamente 2 700 metros. Com o intuito de tornar ainda mais atrativo e apelativo este local, o Município procedeu à instalação, junto ao Parque Fitness existente, de um novo equipamento para a prática desportiva, o Power Station. Trata-se de um equipamento destinado à população adulta, que funcionará como complemento ao Parque Fitness, e que constitui mais um elemento de apoio à ciclovia, estando perfeitamente integrado no circuito.

A Ciclovia da Marginal vai integrar o circuito da futura Ciclovia do Litoral, a executar no âmbito do Programa Polis Litoral Norte, fazendo também a ligação à Ecovia do Cávado, sendo ainda enquadrada no projeto do futuro Parque da Cidade, que está a ser desenvolvido.

O Presidente da Câmara Municipal assinalou que, tal como está, a Zona Ribeirinha constitui um importante ativo e um enorme atrativo, sendo um local de excelência, tanto para a prática desportiva como para o lazer. Benjamim Pereira lembrou que o Município avançou com a execução desta última intervenção sem quaisquer garantias de financiamento, tendo visto posteriormente aprovada a candidatura aos fundos comunitários disponíveis do QREN. Agradeceu por isso, ao Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, “pela seriedade e respeito que teve para com o concelho”, e aproveitou a oportunidade para agradecer também ao Secretário de Estado do Desporto pela aprovação das candidaturas ligadas ao desporto, assinalando que, no global, o Município conseguiu recuperar 2 milhões de euros. Benjamim Pereira vincou que “em Esposende, o dinheiro é investido com critério, em obras de qualidade e para usufruto da população” e expressou a sua satisfação por ver esse reconhecimento por parte da Administração Central.

“Esposende está com uma dinâmica de investimento ímpar”, afirmou o Autarca, apontando, a título de exemplo, as obras do Programa Polis Litoral Norte, no montante global de 14 milhões de euros, a ampliação das ETAR de Marinhas e de Esposende que está a ser concretizada pela Águas do Norte (ex-Águas do Noroeste), assim como um conjunto de investimentos nas freguesias e o apoio às associações e clubes. Deu igualmente nota de um conjunto de medidas implementadas pela Câmara Municipal em diversos domínios, desde os incentivos à atividade empresarial até aos apoios educativos. Benjamim Pereira manifestou total empenho e determinação para continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do concelho e do aumento da qualidade de vida das populações, perspetivando um “Verão em grande”, com muitos turistas e visitantes, por força da dinamização do programa “Esposende Verão 2015”, que integra um conjunto muito variado de eventos.

Relativamente ao futuro, o Presidente da Câmara Municipal falou na instalação do Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha e do Centro de Divulgação Científica, projetos a desenvolver em parceria com a Universidade do Minho, na criação do Centro de Negócios e na execução do Parque da Cidade. Revelou que estão na forja novos investimentos nas freguesias, estando já em curso duas empreitadas de cerca de 300 mil euros, e que se perspetivam mais duas intervenções de defesa da orla costeira no concelho, no montante global de 1,5 milhões de euros, tudo isto numa conjuntura difícil, com restrições financeiras.

A terminar a sua intervenção, o Autarca deixou um conjunto de agradecimentos a todos quantos contribuíram para a execução da 3.ª fase da Ciclovia da Marginal e dirigiu um cumprimento especial ao Secretário de Estado do Desporto, “pela presença, pelo desempenho governativo e pelo tanto que tem feito pelo Município de Esposende”.

O Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, elogiou o modelo de desenvolvimento integrado, que está a ser levado a cabo por Benjamim Pereira e pela sua equipa, apontando-o como um exemplo. Saudou mais esta intervenção na Zona Ribeirinha, considerando-a uma mais valia para Esposende e para a população. O Governante destacou a importância de trabalhar em rede, considerando que o trabalho em equipa é fundamental e decisivo para a concretização dos projetos.

Emídio Guerreiro aproveitou a oportunidade para dar nota do grande investimento que tem vindo a ser concretizado por parte da Administração Central no plano do Desporto, nomeadamente em infraestruturas, sendo que, na região, foram já executadas mais de 70 intervenções. Afirmou que, a este nível, “Portugal cresce acima da União Europeia” e desmentiu as recentes notícias que dão conta de uma quebra em termos de praticantes, clubes e subsídios, sustentando com um aumento em termos gerais.

Aproveitando a presença do Secretário de Estado do Desporto, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, dando nota do elevado número de jovens a praticar desporto nestas localidades, apelou ao apoio da tutela de Emídio Guerreiro às coletividades existentes.

Sobre a Ciclovia da Marginal, Aurélio Neiva referiu que é “uma obra indubitavelmente importante para Esposende” e manifestou o desejo de que o circuito se estenda até à Foz do Neiva, em Antas, e de que o Parque da Cidade seja também uma realidade. O Autarca expressou a sua satisfação pela concretização de “várias obras que vão ao encontro das pretensões da população”, de que é exemplo a dragagem da Doca de Pesca, recentemente concluída, intervenções que “demonstram bem o dinamismo da Câmara Municipal e do Presidente Benjamim Pereira”, frisou.