Inauguradas obras de arte no Caminho de Santiago

08 Abril 2023

Foram hoje benzidos dois fontanários, nas freguesias de Mar e Belinho, situados no Caminho de Santiago e que se inserem no projeto de dinamização desse percurso. As esculturas, da autoria do artista de Marinhas, Américo Abreu, pretendem conferir a espiritualidade que este percurso reclama. Além da dinamização que o Município de Esposende confere ao Caminho da Costa para Santiago de Compostela, através do Albergue, são diversos os investimentos, através da colocação de obras de arte e da construção de espaços de descanso e lazer.

Na cerimónia de bênção das duas novas obras de arte, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira destacou "as inúmeras atividades que o Caminho de Santiago traz para o concelho, dinamizando a economia local e sendo fator de atratividade turística",

Os dois fontanários, cuja instalação teve a comparticipação do Município, estão ligados à rede pública de água, tendo, assim, como principal objetivo, a hidratação dos peregrinos do Caminho de Santiago e todos aqueles que ali passam.

"Queremos proporcionar o conforto necessário ao peregrinos, criando, ao longo caminho, espaços de lazer e de convívio", reforçou Benjamim Pereira.

Manuel Abreu, presidente da Junta da União de Freguesia de Belinho e Mar destacou o empenho de todos os que tornaram possível estas obras e defendeu o contínuo investimento nas freguesias.