Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente sensibilizou para a importância dos ecossistemas

17 Fevereiro 2023

Em Esposende já se festeja o Carnaval. Num clima de grande animação, com bom tempo à mistura, realizou-se, na manhã de hoje, a 22.ª edição do Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente, este ano sob o tema “Ecossistemas da Terra”.

Mais de meio milhar de figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da ação educativa e utentes de 11 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, proporcionaram um espetáculo bastante animado e colorido pelas principais ruas da cidade. O cortejo partiu do Largo dos Bombeiros, culminando na zona ribeirinha, depois de percorrer o centro da cidade, com passagem pela Praça do Município.

Nesta edição, o Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, desafiou os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho a associarem os seus disfarces ao tema “Ecossistemas da Terra”, uma área que tem vindo a ser trabalhada no âmbito de várias das iniciativas que fazem parte do Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental e do Programa de Educação para a Sustentabilidade. Desta forma pretendeu-se assinalar a Década para a Recuperação dos Ecossistemas e sensibilizar a comunidade educativa e a população em geral para a importância dos ecossistemas e para os vários problemas que afetam a fauna e flora do nosso planeta.

Para além do tema anual, o Desfile Fantasia Ambiente pretendeu também sensibilizar os participantes e todos quanto assistiram ao evento para a importância duma gestão adequada dos resíduos urbanos, enfatizando as mais-valias ambientais, económicas e artísticas associadas à reutilização de materiais e resíduos.

Esta ação integra o Programa de Educação para a Sustentabilidade, desenvolvido pela empresa municipal Esposende Ambiente e enquadra-se no cumprimento das metas inerentes aos ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis, 14 - Proteger a Vida Marinha, 15 - Proteger a Vida Terrestre e 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Os festejos carnavalescos em Esposende culminam com o Desfile de Carnaval, que ocorre na próxima terça-feira, 21 de fevereiro, a partir das 15h00, na Avenida Marginal de Esposende, numa organização conjunta do Município de Esposende, empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente e a União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.

_dsc3639
_dsc3701