Município quer apuramento das circunstâncias que provocaram derrocada em Palmeira de Faro

12 Dezembro 2022

Na sequência da derrocada de terras em Palmeira de Faro, ocorrida na madrugada do dia 23 de novembro, e nos termos do disposto da Lei de Bases da Proteção Civil (Lei n.º 80/2015 de 3 de agosto), o Presidente da Câmara Municipal de Esposende declarou Situação de Alerta de âmbito municipal.

Decorrente desta situação, e no sentido de aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos da área afetada, o Município de Esposende avançou para a realização de um estudo geotécnico, desenvolvido pela Universidade do Minho, cuja nota técnica de apresentação de conclusões será remetida até ao dia 16 do corrente.

De forma a partilhar as conclusões da referida nota técnica do relatório do estudo geotécnico, elaborado pela Universidade do Minho, o Município convocou os moradores da zona afetada, para uma reunião, a realizar no próximo dia 20.

Não obstante as diligências já levadas a cabo, pretende o Município apurar de forma cabal as causas que estiveram na origem deste incidente, identificando eventuais fatores que permitam acautelar que situações idênticas não ocorram no futuro.

Para tal, o Município vai avançar com os procedimentos necessários para a contratação de uma equipa constituída por elementos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da Universidade do Minho (UM) para a realização dos estudos necessários que permitam apurar a origem das circunstâncias que provocaram a derrocada.

No pressuposto da existência de uma eventual investigação e numa lógica de separação de poderes e respeito institucional, o Município oficiou, hoje mesmo, o Ministério Público e a Polícia Judiciária, no sentido de perceber se as ações que pretende realizar prejudicam, de alguma forma, a eventual investigação que poderá estar em curso.

O Município pretende, assim, apurar de forma cabal as causas que estiveram na origem deste incidente, identificando eventuais fatores que permitam acautelar que situações idênticas não ocorram no futuro, apurando-se a verdade e combatendo-se a desinformação veiculada em torno deste caso.

Enquanto isso, continuará a ser prestado todo o apoio necessário aos moradores da zona afetada, tal como tem sido feito até aqui.