Município de Esposende financia investimentos nas freguesias no valor de 236.672 euros

26 Outubro 2022

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara e por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros a freguesias do concelho, no montante global de 236.672,88 euros.

No âmbito do plano de investimento nas freguesias e numa estratégia concertada com as Juntas e Uniões de Freguesias, a Câmara Municipal tem vindo a concretizar um conjunto de intervenções e projetos em todo o concelho, correspondendo aos anseios das populações, numa ótica de desenvolvimento do território e no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Neste contexto enquadram-se os apoios às Juntas e Uniões de Freguesia aprovados nesta reunião de Câmara, que contemplam as freguesias de Antas, Apúlia/Fão e Fonte Boa/Rio Tinto.

Assim, o executivo decidiu celebrar um protocolo de cooperação com a União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto para a execução da primeira fase da empreitada de requalificação do Caminho de Mateus. A intervenção traduz-se num investimento de 200 000 euros e incidirá no percurso entre a Rua de Mateus e o viaduto da ponte da A28, contemplando obras de requalificação e restauro do traçado, alargamento da plataforma, drenagem de águas pluviais e pavimentação do caminho.

Para a União das Freguesias de Apúlia e Fão será transferido o montante de 24.750 euros, correspondente a 90% do valor total necessário à aquisição de uma viatura comercial de mercadorias, em conformidade com o regulamento de apoio às Juntas de Freguesias para compra de viaturas. A nova viatura destina-se a prestar todo o tipo de apoio no transporte de bens e materiais, bem como servir de carrinha de apoio/ferramentaria móvel para os mais diversos serviços destas freguesias.

O executivo municipal aprovou, ainda, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 11.922,88 euros à Junta da Freguesia de Antas, para custear a execução de obras de pavimentação do Caminho do Rocha, intervenção que irá garantir melhorias na circulação rodoviária e pedonal naquele arruamento.