Município de Esposende levou 2000 idosos a Fátima

11 Setembro 2015

Aproximadamente 2 000 idosos do concelho participaram na Festa do Idoso do Município de Esposende, que hoje se realizou com o habitual passeio ao Santuário de Fátima.

A iniciativa, que já vai na 20.ª edição, é a mais emblemática das atividades promovidas pela Câmara Municipal para a comunidade idosa e é a que regista maior adesão, tendo duplicado o número de participantes nos últimos cinco anos.

A jornada começou cedo, com a partida, por volta das 7h00, dos 35 autocarros que transportaram os participantes oriundos das várias freguesias do concelho. Em Fátima, na Igreja da Santíssima Trindade, os idosos participaram na Eucaristia, celebrada pelo Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, e solenizada pelo Coro da Igreja Matriz de Esposende e pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.

No final da celebração foi tempo de retemperar forças, com o degustar dos farnéis. O piquenique, que ocorre nos parques do Santuário, é um dos pontos altos da Festa do Idoso pelo convívio que proporciona entre os participantes. O Presidente Benjamim Pereira e o seu executivo aproveitam a oportunidade para confraternizar com os idosos, que fazem questão de manifestar o seu agrado pela realização deste passeio-convívio anual e de agradecer a iniciativa, sobretudo pelo destino escolhido, que dizem ser da sua preferência.

O Presidente da Câmara Municipal, agradecendo a participação dos idosos em tão grande número, referiu que “a comunidade idosa merece-nos todo o carinho e respeito, pelo seu importante contributo em prol do desenvolvimento do nosso concelho”, acrescentando que “estes momentos são uma espécie de reconhecimento do Município pelo muito que fizeram por Esposende”. Deixou, por isso, a garantia da continuidade deste passeio-convívio anual, desafiando os que não marcaram presença nesta edição, a participarem no próximo ano.

Aproveitou a oportunidade para deixar o convite a todos para participarem nas demais atividades do Programa Envelhecimento Ativo, como forma de conviverem e de se manterem dinâmicos e ativos.

Benjamim Pereira expressou ainda uma palavra de agradecimento a todos quantos participaram na organização e no apoio ao evento, designadamente as Juntas de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia de Fão, os Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.