Criado em Esposende Conselho Consultivo para a Governação Integrada das Políticas de Longevidade
O Município de Esposende procedeu, hoje, à constituição do Conselho Consultivo para a Governação Integrada das Políticas de Longevidade, dando assim, mais um passo para a implementação do Fórum para a Promoção da Longevidade, de acordo com proposta aprovada em sede do Conselho Local de Ação Social de Esposende e, posteriormente, pelo executivo da Câmara Municipal.
A formalização deste órgão consultivo ocorreu em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, e na qual marcou presença o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que sublinhou a emergente necessidade de criar políticas públicas locais que respondam aos desafios decorrentes do crescente envelhecimento populacional.
Notando que as alterações demográficas decorrentes do aumento da esperança média de vida colocam os mais diversos desafios à humanidade e, por conseguinte, aos municípios, face a esta nova realidade que é o aumento do índice de envelhecimento. Benjamim Pereira afirmou que a questão da problemática da longevidade tem vindo assumir, cada vez mais, um papel relevante na definição das políticas sociais do Município. Neste contexto, referiu, “enquadram-se nos programas do Envelhecimento Ativo +, com o envolvimento e a participação de diversas entidades, possibilitando a participação dos nossos idosos na vida social, cultural e cívica, designadamente através da oferta de atividades desportivas, culturais, sociais, artísticas e recreativas”.
“Este momento é mais um passo para materializarmos as políticas sociais do território naquela que será a Estratégia Local para a Promoção da Longevidade do concelho de Esposende, assente numa lógica de democracia participativa e na mobilização de sinergias entre os vários parceiros”, afirmou Benjamim Pereira, lembrando que esta estratégia se enquadra nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Integram o Conselho Consultivo representantes de diversas entidades, nomeadamente da ACES Cávado III - Barcelos/Esposende, da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), da Associação Cultural Recreativa Amiga dos Idosos de Esposende (ACRAIE), da empresa municipal Esposende 2000, da Guarda Nacional Republicana (GNR), de Instituições Particulares de Solidariedade Social com respostas dirigidas às pessoas mais velhas, das Juntas de Freguesia, da Universidade Autodidata de Esposende e do Município de Esposende. Estas entidades formalizaram a integração neste órgão através da assinatura da Carta de Compromisso.
Decorreu, ainda, a eleição dos três representantes das Uniões e Juntas de Freguesia (Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Junta da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos e a Junta de Freguesia de Forjães) das Instituições Particulares de Solidariedade do concelho com respostas sociais dirigidas às pessoas mais velhas (Esposende Solidário - Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão), que irão integrar o Conselho Consultivo.
A sessão contou também com a presença de Alcides Monteiro, docente da Universidade da Beira Interior, que abordou a temática as práticas colaborativas, o envolvimento dos/as cidadãos/ãs e dos agentes chave da comunidade como motor do desenvolvimento local, bem como a importância das políticas locais de promoção de uma longevidade com qualidade de vida.