Esposende distingue 1 instituição, 11 cidadãos e 6 funcionários no Dia do Município

11 Agosto 2022

CME (2)

O Município de Esposende vai distinguir no Dia da Cidade e do Município, a 19 de agosto, data que assinala os 450 anos de Esposende, uma instituição e 11 cidadãos do concelho, em reconhecimento pelo contributo que prestaram para o engrandecimento e a projeção do concelho. Serão agraciados também seis funcionários municipais que completaram 25 anos de serviço efetivo na Câmara Municipal de Esposende. As propostas de condecorações municipais foram aprovadas, por unanimidade, na reunião de Câmara realizada hoje.

Assim, a mais alta distinção do Município será atribuída ao General António Areia, a Agostinho Silva, ex-presidente da Assembleia Municipal de Esposende, e a Maria Emília Vilarinho, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

Com a Medalha de Mérito Municipal será distinguida a associação GRASSA - Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, pelo seu 25.º aniversário, Amélia Jorge, Presidente da Delegação de Esposende da Cruz Vermelha de Esposende, Juvenal Campos, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende, o médico Cepa Carneiro, José Faria, empresário e ex-presidente da ACICE - Associação Comercial e Industrial de Esposende, e, a título póstumo, José Gonçalo Areia, sócio fundador do Fórum Esposendense - Associação Cívica para o Progresso e Desenvolvimento do Concelho de Esposende.

Os artistas plásticos Ascânio Monteiro e António Mendanha vão receber a Medalha de Mérito Cultural e Luís Campos a Medalha de Mérito Desportivo.

Pelo zelo e profissionalismo com que desempenharam as suas funções ao longo de 25 anos na Câmara Municipal, serão distinguidos Carla Dias, José Ferreira, Marco Morais, Graça Barreiro, Paulo Abreu e Sílvio Alexandre Pereira.

António Areia é distinguido por ter sido um profissional de excelência no seu percurso militar, bem como um profissional comprometido na sua missão, postura que lhe valeu o reconhecimento com inúmeras condecorações e louvores.

Agostinho Silva é agraciado pelo seu percurso profissional e político, bem como pela sua determinação, competência, dedicação e espírito de missão, colocados ao serviço da comunidade, enquanto Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, entre 2013 e 2021.

Emília Vilarinho é reconhecida pelo seu percurso “no voluntariado dirigente, pela intervenção em vários projetos de natureza cívica e social, pela docência universitária e pela investigação científica”, com destaque para as funções que tem exercido na Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

A associação GRASSA, membro do Conselho Local de Ação Social, é distinguida pelo notável contributo social para o concelho de Esposende.

Professora de formação, Amélia Jorge é reconhecida pelo voluntariado dirigente que exerceu em diversas instituições e intervenção em vários projetos de natureza cívica e social, destacando-se, ainda, pela presidência da Delegação de Esposende da Cruz Vermelha de Esposende, cargo que ocupa há vários anos.

Com uma vida profissional ligada à docência, Juvenal Campos é distinguido pela sua determinação, competência, dedicação, e espírito de missão, colocados ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de toda a comunidade.

O médico Cepa Carneiro é agraciado pela sua dedicação profissional, zelo, espírito de solidariedade e compromisso com os seus pacientes, bem como com diversas instituições locais às quais sempre dedicou a sua vida de forma abnegada e comprometida, o que faz dele um profissional de entrega plena.

Com um percurso profissional fortemente ligado ao mundo empresarial, José Faria é reconhecido como “um cidadão comprometido, demonstrando forte intervenção cívica e uma grande disponibilidade para o associativismo”, destacando-se a sua intervenção nos órgãos sociais da ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende.

A título póstumo, José Gonçalo Areia é agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, em reconhecimento pela sua dedicação, zelo, espírito de solidariedade e compromisso com diversas instituições locais, às quais se dedicou de forma abnegada e comprometida.

Os artistas plásticos Ascânio Monteiro (Ascânio MMM) e António Mendanha são distinguidos com a Medalha de Mérito Cultural pelo seu contributo para o engrandecimento e projeção do concelho, tanto a nível nacional como pelo mundo fora.

A Medalha de Mérito Desportivo é atribuída a Luís Campos, um dos mais reconhecidos diretores desportivos e empresários na área da consultadoria desportiva mundial, atualmente a exercer funções de diretor desportivo no clube francês Paris Saint-Germain (PSG), pelo seu percurso desportivo, tanto em termos locais, como a nível nacional e internacional.

A entrega das condecorações municipais terá lugar na sessão solene do Dia da Cidade e do Município, prevista para as 11h00, na zona ribeirinha de Esposende.