Benjamim Pereira visita empresa líder mundial na produção de peças certificadas de alta tecnologia

11 Julho 2022

tt1

No âmbito da política de captação de investimento e apoio ao tecido empresarial, o presidente da Câmara Municipal de Esposende e o vereador das Atividades Económicas, acompanhados pelo presidente da União de Freguesias de esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva visitaram a TOMA tools, empresa líder de mercado na produção de peças com recurso ao corte de precisão.
A empresa é gerida pelo alemão Michael Graf, juntamente com a sua esposa Aniceta Graf e o filho Patrick que investiram em Esposende perto de dois milhões de euros numa unidade que exporta 90% da sua produção. Energias renováveis, farmacêutica, aviação, indústria automóvel e novas tecnologias são o destino da produção da TOMA tools, além da unidade de Esposende, tem produção na Ásia, tem escritórios na Alemanha, desenvolvendo a base elétrica e de maquinaria em Itália. No total, emprega 90 trabalhadores.
“A TOMA tolls é um fornecedor importante da indústria automóvel, principalmente na fase de automação em que se encontra este mercado”, sublinhou Michael Graf, sustentando o investimento que a empresa tem efeturado na especialização dos seus colaboradores, nomeadamente com estágio na Ásia, mas também na abordagem às universidades e institutos da região, para obter mão de obra cada vez mais qualificada. De resto, Michael Graf defende que “é importante para Portugal ter empresas que criam a tecnologia aqui e não limitar-se a acolher as empresas que procuram o país por terem leis menos rígidas ou porque a mão-de-obra é mais barata”.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira destacou a “importância de acolher indústria que contribui para a evolução do concelho e que acrescenta, pela organização que apresenta e pela transmissão de ensinamentos em áreas de elevada especialização”.
Benjamim Pereira destacou “a importância em Esposende acolher empresas de diferentes áreas de negócio, nomeadamente indústria não poluente e que se insere na investigação e desenvolvimento de tecnologia de ponta”.