Campo de S. Miguel devolvido à população de Marinhas totalmente renovado

07 Maio 2022

Marinhas ganhou uma nova centralidade com a obra de requalificação do Campo de S. Miguel e zona envolvente, hoje inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende. Benjamim Pereira notou que, juntamente com a requalificação da envolvente à Igreja Paroquial, Marinhas passa a ter um “verdadeiro centro”, num investimento global que ultrapassa os 900 mil euros.

A intervenção, executada no âmbito dos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU), contemplou um novo recinto polidesportivo, a instalação de um parque infantil, a criação de área de merendas e uma pista para jogos de malha e petanca, e de uma área para apoio à Festa do Pão. Incluiu também a beneficiação dos arruamentos e da iluminação pública, sendo que o espaço está preparado para acolher um equipamento de restauração. Está ainda prevista a instalação de uma obra de arte alusiva aos moinhos da Abelheira, anunciou o Presidente Benjamim Pereira, vincando que a intervenção, para além de atender às necessidades da freguesia, foi projetada numa perspetiva intergeracional, possibilitando o convívio entre as várias gerações, e, pela proximidade ao Albergue de S. Miguel, também os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela poderão usufruir do espaço. De resto, Benjamim Pereira reforçou a posição do Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, de que a prioridade foi devolver aquele espaço, na totalidade, à população de Marinhas.

A obra hoje inaugurada integra o alargado conjunto de investimentos realizados pelo Município em Marinhas, que vão desde a requalificação de equipamentos até à instalação de saneamento, e que, em termos globais, ultrapassa os 3,5 milhões de euros, assinalou o Presidente da Câmara Municipal. “Prometemos apenas o que conseguimos fazer”, afirmou, garantindo que os projetos delineados vão ganhando forma. Referiu, neste contexto, a aquisição dos terrenos para a construção da rotunda junto à delegação da Cruz Vermelha, o projeto em execução do Parque Temático dos Moinhos da Abelheira, e avançou algumas das intervenções futuras, entre as quais o alargamento do cemitério, a zona desportiva municipal, que irá nascer nos terrenos a poente da Estrada Nacional 13, e que se afigura como “um segundo parque da cidade”.

Ainda em matéria de investimentos, o autarca lembrou a requalificação (1.ª fase) da Escola Secundária Henrique Medina, do Mercado Municipal e da Doca de Pesca, referindo também a requalificação do Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, que arranca na próxima segunda-feira, dia 9. Adiantou que, no âmbito dos 450 anos de Esposende, será requalificada a Praça D. Sebastião. “Estas são algumas das intervenções que fazem de Esposende um território de excelência”, afirmou.
A concluir a sua intervenção, Benjamim Pereira deixou um conjunto de agradecimentos, entre os quais ao Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, pelo “excelente trabalho” que tem vindo a desenvolver.

Aurélio Neiva expressou a sua “enorme satisfação” pela concretização desta intervenção, quer pela requalificação do espaço, quer por ver o Campo de S. Miguel “devolvido” à comunidade de Marinhas. “Uma zona aprazível e muito bonita, que torna Marinhas ainda mais atrativa”, referiu o autarca, afirmando-se grato, tanto por esta obra como pelos demais projetos que o Município tem vindo a concretizar, notando que é preciso continuar a olhar para as necessidades e anseios de Marinhas.

A bênção da obra esteve a cargo do Pároco de Marinhas, padre Avelino Peres Filipe, e a cerimónia contou com a atuação do Rancho Folclórico “As Moleirinhas das Marinhas”.

_dsc6155
_dsc6182