Município de Esposende adquire Alminhas de Paredes - Apúlia

23 Dezembro 2021

alminhas paredes

O Município de Esposende concluiu hoje o processo de aquisição da parcela de terreno onde se encontram as Alminhas da Bosa, em Paredes, Apúlia. Esta concretização permite à autarquia avançar com a requalificação do espaço, de forma a que as Alminhas possam integrar o património religioso municipal, além de conferir outra organização do espaço, contribuindo para uma melhor circulação de veículos e peões.

Após negociações com os proprietários do terreno, o Município de Esposende concretizou a sua aquisição pelo valor de 12 mil euros.

“A concretização desta aquisição era um objectivo do Município de Esposende, sendo há muito tempo reivindicado pela população e que agora começa a ser materializado. Estou profundamente grato aos proprietários que atenderam ao interesse público e demonstraram total disponibilidade nas negociações com a Câmara Municipal de Esposende”, assinala o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

As obras previstas para o local visam ordenar a circulação automóvel no local, facilitando as manobras e anulando obstáculos, bem como conferir dignidade ao elemento arquitetónico existente que se presume ser datado do século XVIII. O nicho, em forma de pequena Capela, apresenta no seu interior vestígios de uma pintura mural. No século passado ainda se cumpria ali a tradição da “Vaca de Fogo”.