Município de Esposende avança para segunda fase da obra no Bairro da Central

15 Novembro 2021

bairro_central
O Município de Esposende celebrou hoje, dia 15 de novembro, uma adenda ao protocolo que tem firmado com a Associação de Moradores do Bairro da Central, com o objetivo de concluir a requalificação daquele complexo habitacional localizado na Rua Narciso Ferreira. A intervenção prevista compreende um investimento próximo dos 200 mil euros.

Depois de ter procedido às obras de substituição das coberturas do Bairro da Central, no valor de 149.210,00 euros, cumprindo o que havia ficado estipulado no protocolo de 20 de setembro de 2017, o Município de Esposende decidou realizar as operações de lavagem e pintura das fachadas, bem como a substituição do capoto nos topos do empreendimento, obra que se estima num valor base de 186.559,05 euros.

Tal deliberação foi aprovada em reunião do Executivo Municipal de 16 de agosto último, razão pela qual foi hoje assinada a adenda ao Protocolo inicial, pelo o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e pelos legais representantes da Associação de Moradores do Bairro da Central, Alberto Paquete, Noé Guimarães e Augusto Eiras. A Vice-Presidente da Câmara Municipal que, entre outras, tem as áreas funcionais da Coesão e Desenvolvimento Social, também esteve presente na cerimónia, assim como os representantes da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva e Tiago Miranda.

Construído nos anos 80, pelo IGAPHE (Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado), este complexo de habitação social é constituído por três blocos compostos por 13 lotes. Em 2017, o Município de Esposende desenvolveu um projeto integral para o complexo habitacional que, numa primeira fase contemplou as coberturas, prosseguindo, agora com a intervenção exterior. Numa terceira fase serão contempladas as acessibilidades, com colocação de rampas, atendendo que ali vivem muitas pessoas idosos e constará, ainda, da aplicação de medidas tendentes à eficiência energética, com intervenção em portas e janelas.

A beneficiação deste complexo da habitação social de Esposende enquadra-se na política social definida pelo Município, que visa garantir melhores condições de habitabilidade aos seus moradores, estando integrada naquelas que constituem as estratégias constantes na Estratégia Local de Habitação. De resto, o Município de Esposende tem previstas intervenções para melhorar as condições dos restantes bairros sociais do concelho.