Ruas de Curvos reabrem requalificadas

07 Novembro 2021

cur1

“Estamos a trabalhar, arduamente, na elaboração de projetos para todo o concelho, o que me leva a perspetivar que serão os melhores quatro anos de investimento e crescimento de Esposende,” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, após a inauguração, em Curvos, Esposende, das obras de requalificação da rua da Senra, desde a interseção da rua do Centro Paroquial/Rua da Levandeira, até à rua da Sorge e ainda a rua dos Rotários, empreitada que incluiu a abertura de um novo troço que estabelece a ligação para sul, até à rua Senra. No total é um quilómetro e meio de novas vias que vão proporcionar a fluidez da circulação automóvel na freguesia, beneficiando várias novas zonas habitacionais.

A Câmara Municipal de Esposende investiu cerca de 350 mil euros na construção destas importantes vias de Curvos, com piso em calçada de cubo de granito e que terão uma faixa de rodagem de seis metros de largura, com a sustentação lateral em betão. A intervenção contemplou, ainda, a instalação da rede de abastecimento de água, nos troços localizados em zona de construção.

No âmbito do Plano de Investimento nas Freguesias, em 2019, a Junta de Freguesia apontou esta como uma obra prioritária para a ligação da zona central de Curvos à rua da Sorge, uma espécie de circular externa da freguesia.

“É com grande satisfação que vimos aqui inaugurar uma obra que prometemos. É, também, a prova que não estamos reféns de calendários eleitorais. Temos grandes projetos para esta freguesia, como a zona industrial que ganhará relevância e a construção do novo centro social”, assumiu Benjamim Pereira.

No âmbito do Plano de Investimento nas Freguesias, em 2019, a Junta de Freguesia apontou esta como uma obra prioritária para a fluidez da circulação automóvel na freguesia, beneficiando várias novas zonas habitacionais.

Durante a sua alocução, o presidente da Câmara Municipal de Esposende apontou outros investimentos concretizados na freguesia, como o apoio a instituições, tais como cerca de 46 mil euros aplicados em muros de suporte, o apoio às associações locais, e à própria junta de Freguesia, para pequenas intervenções.

“O modelo de governação de proximidade, envolvendo os eleitos locais procura responder aos anseios das populações, às suas necessidades e proporcionar melhores condições de vida para os esposendenses”, sublinhou Benjamim Pereira, acrescentando ao rol de obras a semaforização do entroncam entre Palmeira de Faro, Curvos e Vila Chã, no valor de 350 mil euros, sem esquecer o investimento-âncora que representa a zona industrial Vila Chã – Curvos.

Se, em termos de obras, o apoio municipal compreendeu a transferência de 150 mil euros destaca-se, ainda, a construção de um parque de merendas com campo para o jogo da malha, junto ao complexo desportivo de Curvos, não podemos esquecer todo o apoio em materiais e meios, facultados à freguesia durante a situação de pandemia.

Por seu turno, o presidente da Junta da União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, Mário Fernandes, lembrou os primórdios desta obra, quando, em 2001, “havia aqui uma cangosta e construímos um caminho que beneficiou os agricultores. Agora, estas vias permitirão o aparecimento de novas zonas habitacionais”. O autarca evidenciou a boa relação com a autarquia que “tem permitido desenvolver os projetos relevantes para a população” e agradeceu aos proprietários que cederam terreno para alargamento da via.