Esposende acolhe VI Bienal Expoética de Jorge Braga

03 Setembro 2021

DSC08029

Em Esposende, arrancou hoje a sexta edição da bienal Expoética, do artista e poeta esposendense Jorge Braga. O evento, denominado "A Conquista do Mundo em Três Tempos", assenta em diferentes suportes - papel, tela e escultura, tendo como base a poesia associada ao grafismo, em que a principal temática é o ambiente.

Nesta edição, a bienal reparte-se por três locais: o hall dos Paços do Concelho, o Centro de Informação Turística e a Casa da Juventude de Esposende. A inauguração decorreu hoje, ao fim da tarde, na Câmara Municipal, com a abertura da exposição de esculturas, momento marcado por um pequeno concerto e declamação de poesia.

Jorge Braga referiu que a bienal Expoética “pretende sensibilizar a importância das novas gerações como sendo através delas que se fará a inversão da forma como se olha o mundo”. Para o artista/poeta trata-se de “olhar com arte e através da arte”, sendo que “A conquista do mundo em três tempos” diferencia três gerações em três tempos distintos, passado, presente e futuro, com o objetivo de alertar para a necessidade de se tornar o tempo de formação de uma nova geração cada vez mais curto; quando a nova geração era sensibilizada na sua juventude (passado), passa a ser sensibilizada na infância (futuro), estando para isso o sensibilizador (pais, professores, estado, sociedade em geral) obrigatoriamente a viver o presente e a preparar o futuro.

Os outros polos da Expoética abrem amanhã, dia 4 de setembro; às 19h00, no Centro de Informação Turística é inaugurada a exposição de pintura, e, às 21h00, na Casa da Juventude, fica disponível a exposição de esculturas e obras no espaço Polivalente e na arena (zona exterior), onde decorrerá um concerto de jazz.

O Município de Esposende associa-se, uma vez mais, a este evento, numa ótica de valorização e divulgação dos artistas e da cultura do concelho, dando também cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, felicitou Jorge Braga pela iniciativa da bienal, bem como pelo trabalho que vem afirmando no plano cultural, em várias vertentes, agradecendo o seu contributo para o enriquecimento da cultura no concelho. O autarca reiterou que a cultura constitui um ativo da maior relevância para o Município, que tem vindo a afirmar-se cada vez mais.

A VI Expoética estará patente até ao próximo mês de outubro.