Mural da Biodiversidade assinala 10 anos do Centro de Educação Ambiental

20 Agosto 2021

_DSC6155
Foi hoje inaugurado o mural da biodiversidade, da autoria do artista plástico Tiago Hacke, assinalando o 10.º aniversário do Centro de Educação Ambiental (CEA) de Esposende, situado em Marinhas. Ao longo destes últimos 10 anos, o CEA recebeu quase 70 mil visitantes (média de sete mil visitantes/ano) que participaram em mais de 2700 atividades.
O CEA afigura-se como um projeto consolidado, vendo ampliada a sua área de intervenção, ante a necessidade de prosseguir a implementação de uma cultura ambiental.
“O Município de Esposende foi dos primeiros, a nível nacional, a desenvolver a educação ambiental, há mais de 20 anos. Mas há toda uma interpelação permanente à população, no sentido que todos têm de contribuir para defender o ambiente”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
O autarca lembrou toda a riqueza ambiental do concelho de Esposende, desde logo por integrar o Parque Natural do Litoral Norte e tem no seu território os rios Cávado e Neiva, para cujas zonas envolventes estão projetados planos de valorização. Como elemento agregador de toda esta riqueza ambiental, Benjamim Pereira associou a ecovia, enquanto elemento de promoção do ambiente, lamentando os atos de vandalismo que têm sido praticados nesta estrutura.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende alertou para os desafios que se erguem, no campo ambiental, desde logo na gestão de resíduos urbanos e na sensibilização da população para adotar comportamentos ambientalmente corretos.
Para o presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, lembrou que “os valores ambientais estão cada vez mais atuais, atendendo aos problemas crescentes das alterações climáticas e da biodiversidade”.
Por isso, Paulo Marques entende que deve ser reforçado o trabalho junto da comunidade, na transmissão do conhecimento e dos valores ambientais, encaminhando para comportamentos corretos.
O Centro de Educação Ambiental desenvolve um intenso trabalho de formação ambiental, junto da comunidade educativa que garante a grande parte do total de visitantes do CEA, ao longo dos dez anos de existência. Das iniciativas promovidas pelo CEA, mais de 200 atividades foram dirigidas à comunidade em geral, tendo participado mais de 14 mil pessoas adultas.
Esta postura enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente: Saúde de Qualidade (3), Educação de Qualidade (4), Água Potável e Saneamento (6), Energias renováveis e acessíveis (7), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Produção e Consumo Sustentáveis (12), Ação Climática (13), Proteger a Vida Marinha (14), Proteger a Vida Terrestre (15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (17).