Município de Esposende comparticipa na compra de novo autocarro de Fão

15 Maio 2021

fão 1
Foi hoje apresentado o autocarro que vai servir a população de Fão e que foi adquirido com uma comparticipação de 90%, de um valor superior a 120 mil euros, por parte do Município de Esposende. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, anunciou o projeto de instalação da Galeria de Arte Municipal, no Largo das Rodas, no acesso a Ofir e entregou, à Junta de Freguesia, as chaves das garagens da zona do Caldeirão que passam para a posse da autarquia.
“Há muito talento no concelho de Esposende que merece ser exposto e a cultura tem atraído muitos turistas ao concelho. Dentro da política de descentralização que temos desencadeado, avançaremos com o projeto de instalação da Galeria Municipal de Arte em Fão”, anunciou Benjamim Pereira, durante a cerimónia de bênção do autocarro que estará ao serviço das instituições e da população fangueiras.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende enquadrou os investimentos em curso na vila de Fão, nomeadamente a conclusão da ecovia que liga a Apúlia, no valor de 1180 mil euros, a intervenção na Alameda do Bom Jesus, em Fão, integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e que ronda os 530 mil euros, além dos apoios aos clubes desportivos e associações locais. “Ao ajudar as juntas de freguesia na compra dos autocarros e outras viaturas – e temos feito isso com todas – pretendemos proporcionar às populações as melhores condições, seja para estudantes, desportistas ou seniores”, sublinhou Benjamim Pereira.
Por seu turno, o presidente da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, destacou a importância que os autocarros adquirem, numa comunidade com sete mil pessoas. “Agradecemos a ajuda da Câmara que comparticipa com 111 mil euros. Os 12 mil que cabem à Junta de Freguesia significam um grande esforço, porque são muitos os esforços que a Junta de Freguesia tem de fazer para cumprir as suas obrigações. Durante a pandemia mantivemos sempre em funcionamento uma série de serviços que não somos obrigados a assegurar, enquanto outros, de âmbito nacional, fecharam”, disse Luís Peixoto.
A cerimónia de bênção foi presidida pelo arcipreste Delfim Fernandes, em cerimónia que encerrou com a entrega do prémio ao Bebé do Ano, de Fão. Gabriel nasceu a 4 de janeiro e recebeu hoje a distinção da Junta de Freguesia, tal como já anteriormente sucedera em relação ao bebé do ano de Apúlia.