Dado passo decisivo para instalação de polo da UMinho em Esposende

21 Abril 2021

O Município de Esposende vai avançar com a abertura do concurso público para a elaboração do projeto de instalação do Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha, na Estação Radionaval de Apúlia. Esta foi uma decisão tomada na reunião de hoje, entre o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro e o vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, tendo ficado acordado que o futuro polo, além da forte vertente de investigação para a qual estava inicialmente vocacionado acolherá projetos de educação e formação, tendo, ainda, uma estrutura de incubação de empresas.
A intervenção agora prevista para a Estação Radionaval ganha, pois, amplitude, relativamente ao projeto inicial.
Na mesma reunião ficou, também, estabelecido entre as partes, avançar com uma base efetiva de colaboração, tendo em vista a instalação do Centro de Divulgação Científica de Atividades Marinhas, que ficará sediado no Forte de S. João Baptista.
O protocolo de cooperação, entre o Município de Esposende e a Universidade do Minho foi firmado em março de 2015, contemplando a instalação de duas unidades dedicadas à investigação e tecnologia marinhas. A decisão decorrente das mais recentes reuniões entre as partes leva o projeto para um nível superior, com o alargamento da investigação e a inclusão da componente de ensino.
A decisão do Município de Esposende avançar com a abertura de um concurso público responde à inclusão do CVTMar – Centro de Valorização de Tecnologia baseada em Recursos Marinhos no mapeamento de infraestruturas tecnológicas nacionais da Agência Nacional de Inovação (ANI) que confere reconhecimento acrescido ao projeto. De resto, este mapeamento está intrinsecamente alinhado com o anúncio recente de investimento na investigação e economia do mar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e, perspetivando os Quadros Comunitários de Apoio, permite fundamentar um projeto de grande importância para Esposende, atraindo massa crítica e implementando o arranque do ensino superior no concelho.
O Município de Esposende adquiriu, em setembro de 2018, por 936 mil euros, cerca de 3,5 hectares de terreno, dos 14 que formam a Estação Radionaval Almirante Ramos Pereira, em Apúlia e vai agora reforçar esta aposta com um investimento considerável na elaboração do projeto.