Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou empresa de metalo-mecânica de precisão

09 Dezembro 2013
A Câmara Municipal de Esposende vai avançar com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Económico do Município, anunciou, hoje, o Presidente Benjamim Pereira, na cerimónia de inauguração da Verto – Engenharia do Metal, uma unidade industrial de metalo-mecânica de precisão, instalada na Zona Industrial de Gandra.

O Autarca explicou que a Autarquia pretende auscultar todos os agentes económicos do concelho, no sentido de recolher contributos para definir as linhas de atuação para o futuro, com vista ao reforço do tecido empresarial concelhio. Benjamim Pereira adiantou que uma das metas do Município passa por criar uma zona empresarial de referência, sublinhando que Esposende dispõe de um conjunto de condições que constituem um incentivo para eventuais investidores. Apontou, nomeadamente, o facto de o Município não cobrar Derrama e as boas acessibilidades que servem o concelho como fatores a ter em conta.

Benjamim Pereira garantiu que “a Câmara Municipal de Esposende estará ao lado das empresas” e manifestou disponibilidade por parte da Autarquia para as apoiar. Expressou ainda a esperança de que o próximo quadro comunitário de apoio possa ajudar a desenvolver as zonas industriais/empresariais do concelho.

Várias vezes apontada pelo Autarca como prioridade, a criação de emprego está na linha da frente das preocupações de Benjamim Pereira, que saudou a empresa Verto pela criação de 40 postos de trabalho (70% dos quais do concelho de Esposende), sendo que a média salarial dos trabalhadores se cifra nos 900 euros. Trata-se de uma unidade que labora com tecnologia de ponta e que tem um investimento global de cerca de 9 milhões de euros. Expressou, por isso, “enorme satisfação” por esta primeira inauguração relacionada com o setor empresarial, dizendo que a mesma “tem um sabor especial”.

Igualmente satisfeito estava o Presidente da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), que se regozijou também com a criação de dezenas de postos de trabalho no concelho. José Faria saudou a postura de colaboração da Câmara Municipal, tanto no processo de instalação desta empresa quer no relacionamento com a ACICE. Agradeceu, assim, ao Presidente Benjamim Pereira o interesse e atenção que tem dispensado ao setor empresarial e manifestou abertura e disponibilidade por parte da Associação Comercial e Industrial para colaborar com o Município, no sentido de tornar mais forte e dinâmico este setor.

Por seu lado, Bruno Azevedo, sócio-gerente da Verto, referiu que “a Câmara Municipal foi um parceiro fundamental” em todo o processo de instalação da empresa, realçando igualmente a postura colaborante da ACICE.