Município de Esposende investe na renovação da frota de autocarros

08 Janeiro 2021

Município de Esposende investe na renovação da frota de autocarros

Prosseguindo a política de renovação da frota municipal, a Câmara Municipal de Esposende apresentou hoje os dois autocarros que passam a estar à disposição da população. Estes novos veículos, devidamente equipados para transportar crianças, respondem aos requisitos exigidos por lei.

Com um valor global de cerca de 250 mil euros, este investimento destina-se a garantir uma constante e progressiva melhoria dos serviços prestados à população do concelho, nomeadamente às instituições que desenvolvem projetos culturais, sociais e desportivos.
Este investimento fica a dever-se à necessidade de renovar a frota de autocarros, uma vez que os existentes, por terem atingido os 16 anos de utilização, deixaram de poder transportar crianças e jovens com idades até 16 anos. Esses autocarros serão convertidos e utilizados em outros serviços.
A Câmara Municipal adquiriu estas viaturas para reforçar a sua frota automóvel, principalmente aquela que presta apoio à comunidade escolar, assegurando um transporte mais cómodo e mais seguro para as crianças do concelho.
Estes autocarros apresentam-se com todos os lugares equipados com cintos de segurança, devidamente homologados, cumprindo a legislação vigente para o transporte público de passageiros. A segurança é um dos aspetos mais relevantes das novas viaturas, sendo dotadas de comandos de emergência (interior e exterior), caixa de primeiros socorros ou extintores de pó químico, entre outros sistemas de segurança.
A decisão do Município de Esposende decorre, também, das necessidades extraordinárias para dar resposta à situação epidemiológica provocada pela Covid-19, nomeadamente os condicionalismos impostos quanto ao número de ocupantes por viatura.