Benjamim Pereira inaugurou obras de requalificação do Estádio Padre Sá Pereira

16 Dezembro 2013
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, inaugurou, no passado dia 14 de dezembro, as obras de requalificação do Estádio Padre Sá Pereira.

A intervenção no Estádio Municipal de Esposende traduziu-se na substituição do relvado natural por um sintético de última geração, bem como na beneficiação do edifício e construção de um novo balneário. A obra foi totalmente suportados pela Câmara Municipal, como assinalou na cerimónia o Presidente Benjamim Pereira, lembrando que o Município tem em curso mais três intervenções em infraestruturas desportivas concelhias, nomeadamente no Estádio Municipal de Marinhas, Estádio Horácio Queirós, em Forjães, e no Posto Náutico de Gemeses.

O Autarca salientou a forte aposta que o Município tem vindo a fazer na área do desporto, explicando que esta se traduz, por um lado, na requalificação dos equipamentos desportivos, e, por outro, no apoio às associações desportivas. Em resposta aos que criticam esta opção, o Presidente da Câmara Municipal referiu que tal nunca colocou nem colocará em causa a sustentabilidade financeira do Município, nem tão pouco inviabiliza o investimento na vertente social e no plano do desenvolvimento económico, áreas assumidas como prioritárias pelo executivo camarário para o presente mandato autárquico.

Referindo-se à intervenção realizada no Estádio Padre Sá Pereira, Benjamim Pereira referiu que se trata de um equipamento municipal, pelo que compete à Autarquia zelar pela sua manutenção e conservação, e justificou as obras realizadas com a necessidade de criar melhores condições para a prática desportiva dos cerca de duas centenas de atletas da Associação Desportiva de Esposende (ADE). O Autarca reiterou que apostar na formação é um bom investimento e apontou o exemplo dos atletas esposendenses campeões do mundo João Ribeiro e Paulo Gonçalves, dizendo que do concelho poderão surgir outros campeões no futuro.

O Presidente da Câmara Municipal realçou o trabalho que é desenvolvido pelos dirigentes desportivos e expressou reconhecimento e compreensão pelo seu empenho e dedicação em prol das associações desportivas. Deixou também palavras de reconhecimento ao Vereador do Desporto, Rui Pereira, “pelo empenho que tem tido”, e ao ex-autarca João Cepa, pela “coragem” de ter assumido as obras de requalificação do Estádio Padre Sá Pereira.

Benjamim Pereira manifestou a disponibilidade do Município para, dentro das suas possibilidades, continuar a apoiar a coletividade, privilegiando a vertente da formação. A terminar, apelou aos dirigentes e atletas para que justifiquem o investimento que a Câmara Municipal concretizou no estádio, através da utilização do equipamento.

Realçando o importante papel do desporto na formação dos jovens, o Presidente da Direção da ADE manifestou a sua satisfação pelas melhorias efetuadas no Estádio Padre Sá Pereira e agradeceu o investimento à Câmara Municipal. José Rego chamou ainda a atenção para a importância do “voluntariado desportivo”, sem o qual os clubes pequenos não se conseguiriam manter em atividade.

Em representação da Federação Portuguesa de Futebol, o Vice-Presidente Carlos Coutada saudou a Câmara Municipal pela intervenção efetuada, assinalado que “é importante criar as condições para a prática desportiva para os jovens”, e considerou que as melhorias realizadas vão facilitar o desenvolvimento do futebol, assim como de outras modalidades.

Por sua vez, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra regozijou-se com a melhoria das condições para a ADE desenvolver a sua atividade, considerando que a obra é justa e merecida e que premeia o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos sucessivos dirigentes do clube. Aurélio Neiva formulou votos de que a coletividade “preste ainda melhores serviços e que continue na senda do sucesso desportivo e também da formação de homens”. O Autarca agradeceu à Câmara Municipal o investimento realizado e o apoio que presta às associações desportivas concelhias.