Município distinguido no 30.º aniversário da delegação da Cruz Vermelha de Marinhas

08 Dezembro 2020

cvm 30_2
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, recebeu hoje a Medalha de Benemerência, atribuída pela delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, durante as cerimónias evocativas do 30.º aniversário. Nesta cerimónia foi distinguida, ainda, a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, com a Medalha de Agradecimento, além de 41 colaboradores da instituição que foram condecorados pelos serviços prestados.
“A delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa destaca-se pelo papel fundamental que desempenha, no socorro e apoio às populações. Por isso, o Município de Esposende tem privilegiado a partilha e a cooperação institucional, como método para melhor servir as populações. Afinal é o objetivo das duas instituições”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Numa cerimónia condicionada pelas restrições decorrentes da pandemia, obrigando ao cumprimento de todas as regras e recomendações da Direção-Geral de Saúde, o presidente da Câmara Municipal de Esposende vincou os apoios que o município tem concedido às instituições que lidam diretamente com as populações, no combate à Covid-19, nomeadamente a Cruz Vermelha, os Bombeiros e as IPSS.
“São momentos difíceis os que atravessamos e só a responsabilidade de todos permitirá que superemos esta fase tão negativa. Aproximam-se festividades em que o convívio predomina e, por isso, apelo à ação consciente de cada um”, concluiu Benjamim Pereira.
O presidente da delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, José Vieitas Amorim, agradeceu toda a colaboração e ajuda, institucional e financeira, que o Município de Esposende tem dispensado à instituição, não deixando de apontar objetivos futuros.
“Queremos prosseguir com o projeto social que temos em curso, aprofundando as parcerias existentes, mas também queremos criar melhores condições para os nossos serviços. Por isso, revela-se importante a construção de uma garagem para a frota automóvel, assim como a criação de um centro de apoio às famílias mais necessitadas”, disse o presidente da Cruz Vermelha de Marinhas.
A Cruz Vermelha de Marinhas adquiriu, recentemente, uma viatura para transporte de doentes e está em fase de aquisição de equipamentos para uma viatura de socorro. Às solicitações, o presidente da Câmara Municipal de Esposende respondeu com a garantia de “continuar a apoiar, na medida das possibilidades e em função das necessidades que forem surgindo”.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva agradeceu “a todos os profissionais de saúde que combatem a pandemia”, vincando a importância que a delegação da Cruz Vermelha adquire para a população de Marinhas.