Esposende hasteia Bandeira Azul em quatro praias

10 Julho 2020

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, recebeu das mãos da Agência Portuguesa do Ambiente as Bandeiras Azuis para as praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães, as quais voltam a merecer a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para a época balnear 2020, continuando a ostentar o galardão também obtido nos anos anteriores.
A Bandeira Azul é um símbolo de reconhecimento da qualidade e a atribuição do galardão às quatro praias de Esposende representa o cumprimento de um vasto conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utilizadores da praia.
O hastear da Bandeira Azul numa praia significa, desde logo, a garantia de qualidade da água balnear e o cumprimento de uma série de critérios ao nível das infraestruturas de apoio à praia, gestão de resíduos, limpeza do areal, assistência a banhistas, acessibilidades e informação pública.
Esposende reúne, assim, e novamente, os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência. Refira-se que as praias de Apúlia e Cepães receberam também o galardão Praia Acessível, estando preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada.
Esposende garante, ainda, o cumprimento de um aspeto essencial na atribuição deste galardão: a promoção da educação ambiental.
Em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente, o Município de Esposende tem desenvolvido inúmeras atividades que alertam para a consciência ambiental dos mais novos, levando a mensagem até todos os utilizadores dos areais de Esposende. Este ano, devido ao cumprimento das regras de segurança e de distanciamento social, as atividades serão ajustadas e desenvolvidas maioritariamente em formato digital e expositivo.
É importante relembrar que o Município investiu significativas verbas para apoiar a implementação das medidas de segurança a serem observadas nas praias, na medida em que as novas regras são exigentes e obrigam a novos procedimentos, nomeadamente também por parte de quem frequenta as praias. Para além de serem respeitadas as indicações das autoridades, nomeadamente no que concerne ao distanciamento social e à ocupação das praias, é importante que a ocupação das praias seja acompanhada para melhor decisão quanto ao local a escolher pelos banhistas, informação que pode ser consultada através da aplicação Infopraias.