Município de Esposende constrói pavilhão para a Junta de Freguesia de Forjães

29 Janeiro 2020

Dando cumprimento ao protocolo celebrado com a Junta de Freguesia de Forjães, o Município de Esposende vai avançar com a construção de um pavilhão para armazém daquela autarquia, num investimento estimado de aproximadamente 155 mil euros.

De acordo com o protocolado, a Junta de Forjães cederá as instalações do edifício da sua antiga sede, localizadas na Rua da Santa e que funcionam como garagem e armazém da Junta de Freguesia, ao Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, que o adaptará para a sua sede. Por via deste protocolo, a execução das necessárias obras de requalificação do imóvel será financiada pelo Município, através da aquisição de um terreno propriedade do Grupo.

Por esta via, o Município soluciona duas situações que correspondem a antigas reivindicações da freguesia. Com efeito, a criação de um espaço de armazém, onde a autarquia possa guardar em condições adequadas e em segurança os seus bens e artefactos, era há muito ambicionada pela Junta de Freguesia. Já o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, que recentemente comemorou 25 anos de atividade, vem reclamando instalações próprias há vários anos.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, refere que “dentro da nossa disponibilidade financeira, continuamos a atender às solicitações das Juntas de Freguesia e das associações do concelho, sendo certo que, por esta via, estamos também a dar resposta às pretensões das populações”.

Estes apoios enquadram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).