Benjamim Pereira visitou obras camarárias

02 Junho 2014
Tendo como objetivo avaliar o desenvolvimento das empreitadas em curso no concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende efetuou, no passado dia 30 de maio, uma visita às obras, integrando na sua agenda a deslocação a diversas freguesias.

Benjamim Pereira fez-se acompanhar dos restantes membros do executivo, numa jornada que se iniciou em Rio Tinto, com a visita às obras de ampliação do cemitério, intervenção que permitirá criar cerca de 80 novas sepulturas. O Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Rio Tinto e Fonte Boa, Carlos Escrivães, acompanhou o executivo, manifestando agrado pela realização desta intervenção, que irá colmatar a carência de jazigos.

Ainda em Rio Tinto, houve oportunidade para verificar a intervenção efetuada na Ponte das Pontizelas, na sequência dos danos da intempérie que, no passado mês de outubro, assolou o concelho, provocando elevados prejuízos. A travessia sofreu fortes danos, tendo mesmo provocado o isolamento da população, pelo que foi necessário proceder à sua reconstrução.

Seguiu-se a deslocação ao Clube Náutico de Gemeses, onde a Autarquia procedeu à remodelação do edifício existente e à construção de um hangar para abrigo dos barcos do Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, associação responsável pelo equipamento. A Intervenção veio conferir melhores condições de trabalho aos atletas do GCDR de Gemeses, concretamente para a prática da canoagem. Eduardo Maia, o Autarca de Gemeses, acompanhou o executivo nesta visita.

Outras intervenções que integraram o périplo do executivo camarário foram a reconstrução de muros de suporte na Rua da Central e na Rua da Sra. do Lago, em Gemeses, e a empreitada de requalificação da Rua Rio do Eido, em Palmeira de Faro.

O Autarca da União das Freguesias de Palmeira de Faro, Jorge Filipe, recebeu o Presidente e os Vereadores, na visita à obra de ampliação do cemitério de Curvos, com a criação de 84 novos jazigos.

O périplo integrou também a deslocação à antiga Escola de Azevedo, em Antas, edifício que está a ser intervencionado para adaptação a Centro Cívico da GRASSA (Grupo de Ação de Solidariedade de Antas). A obra, que deverá estar concluída em finais de julho e vai permitir criar condições para o desenvolvimento de atividades com a comunidade idosa.

Em Forjães, Benjamim Pereira e a sua equipa visitaram o Centro Escolar de Forjães, obra que se encontra na fase final de construção, e o Campo de Jogos do Estádio Horácio Queirós, que está a ser alvo de obras de beneficiação, que incluem a instalação de relvado sintético. O novo equipamento educativo, que está a ser implantado junto à atual Escola Básica de Forjães, inclui as valências de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, devendo a obra estar concluída em meados de julho.

Benjamim Pereira e a sua equipa terminaram a jornada de trabalho com a deslocação a Marinhas, fazendo-se acompanhar do executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, tendo-se inteirado da intervenção efetuada na Rua do Marco, que se traduziu no alargamento e reperfilamento da via, no entroncamento com a Avenida de Góios.

O executivo deslocou-se ainda ao Estádio do Futebol Clube de Marinhas, equipamento onde a Autarquia financiou a substituição do relvado sintético, que ficou recentemente concluída.

Não obstante a atual conjuntura económico-financeira, o Município de Esposende tem vindo a manter um volume considerável de investimentos. Em causa está um conjunto de obras, que se traduzem num investimento na ordem dos 3,5 milhões de euros, montante muito significativo atendendo à conjuntura atual, refere o Presidente Benjamim Pereira, sublinhando que se perspetivam novos e significativas investimentos, nomeadamente no âmbito do programa Polis Litoral Norte.