Esposende é o segundo melhor município do norte em termos financeiros na sua categoria

30 Outubro 2019

Esposende é o melhor município de média dimensão do Minho, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, editado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, ocupando o segundo lugar na região Norte, apenas ultrapassado por Bragança que é capital de distrito.
No ranking que classifica os 14 municípios do distrito de Braga, Esposende também ocupa um honroso 2.º lugar, mesmo comparado com os municípios de grandes dimensões, ficando apenas atrás de Barcelos.
Relembre-se que Esposende, desde 2013, foi por 4 vezes consecutivas o município com melhor desempenho financeiro no distrito de Braga e é, pela segunda vez, o segundo melhor, o que demonstra uma gestão criteriosa e uma preocupação permanente com a saúde financeira do município.
Esta realidade tem permitido ao município níveis de investimento fora do comum, com claro benefício para a sua população.
A fixação desta ordem obedece à análise de um conjunto de indicadores financeiros, de acordo com a dimensão e atendendo ao número de habitantes.
No universo das empresas municipais, a Esposende Ambiente tem um património de 22,5 milhões de euros, com resultados líquidos positivos de quase 63 mil euros. Já a Esposende 2000 tem um património de 504 061 euros e apresenta resultados líquidos positivos de 6 105 euros.
Apesar dos níveis de investimento em curso na ordem dos 15 milhões de euros, e da adoção de políticas amigas das pessoas, desagravando a carga fiscal sobre munícipes e empresas, o Município de Esposende consegue alcançar resultados de excelência ano após ano.
Lembre-se que, no que se refere aos impostos diretos, o Município de Esposende aplica as taxas mínimas, dando como exemplo o IMI”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
O documento divulgado hoje pela Ordem dos Contabilistas Certificados atesta o desempenho dos municípios no que se refere aos indicadores do índice de liquidez, resultado operacional, peso passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, prazo médio de pagamentos, grau de execução do saldo efetivo, índice de dívida total, execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos e impostos diretos por habitante.