Apresentada Unidade de Saúde Familiar Farol Esposende

07 Junho 2019

3

A partir do próximo dia 17 de junho, a atual Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (USP) Esposende/Belinho, instalada no edifício do Centro de Saúde de Esposende, passa a Unidade de Saúde Familiar (USF) Farol Esposende.

A nova USF foi hoje apresentada, em sessão pública realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e do diretor do ACES Cávado – Agrupamento de Centros de Saúde de Barcelos e Esposende, Fernando Ferreira.

A USF Farol Esposende é composta por dois polos, um localizado nas instalações do atual Centro de Saúde de Esposende e o outro em Belinho, no edifício também já existente na Rua Padre Avelino Alves Sampaio.

O Coordenador da USF Farol Esposende, Francisco Xavier, explicou que a equipa multiprofissional foi reformulada passando a integrar três Médicos de Família, três Enfermeiros e três Secretários Clínicos. “Com este modelo de trabalho em equipa pretende-se incrementar a qualidade dos serviços prestados e proporcionar uma maior estabilidade no atendimento, essencial à continuidade de cuidados”, referiu o clínico, clarificando que “esta reestruturação funcional melhorará a acessibilidade dos utentes aos Cuidados de Saúde Primários permitindo a atribuição de Médico de Família aos cidadãos residentes no concelho que ainda não o tenham”, sendo que já estão em curso as inscrições de novos utentes.

O Presidente da Câmara Municipal assinalou que a criação desta Unidade de Saúde Familiar “vem assegurar a manutenção do posto de atendimento de Belinho que esteve em risco de encerramento, com consequências extremamente penalizadoras para a freguesia”. Expressou, por isso, satisfação pela criação da nova estrutura, na medida em que contribuirá para a melhoria de vida das populações, “objetivo que todos perseguimos, enquanto intervenientes diretos na causa pública” e enquanto entidades que perseguem o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente Saúde de Qualidade (ODS 3) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17).

A propósito da intenção do Governo de transferir competências para as autarquias no domínio da saúde, o autarca afirmou que “o Município de Esposende estará sempre recetivo a colaborar e a assumir responsabilidades”, sublinhando, contudo, que “a transferência de competências tem de ser devidamente acompanhada das necessárias condições”.

Aproveitando a presença de muitos técnicos da área da saúde, o Presidente da Câmara Municipal lançou o desafio para que assumam uma intervenção cívica ativa no concelho, “ajudando a construir um futuro melhor para todos”.

Para o diretor do ACES Cávado, Fernando Ferreira, a criação da USF Farol Esposende representa um passo qualitativo na prestação de cuidados de saúde às populações locais, constituindo o ponto de partida de uma caminhada que se traduzirá num trabalho contínuo. Realçou, de resto, que a proximidade entre a autarquia e as estruturas de saúde se insere num contexto de perspetivas e objetivos comuns, no caso, a melhoria da qualidade de vida da população.

A sessão foi abrilhantada com momentos musicais, protagonizados pelo grupo AD HOC e pela ISATUNA, do ISAVE – Instituto Superior de Saúde.