Restaurante “Varandas do Cávado” venceu concurso Março com Sabores do Mar

02 Abril 2019

Pres Benjamim Pereira

Decorreu, esta tarde, no Espaço Sabores do Mar, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, a entrega dos prémios, diplomas e lembranças aos participantes na 20.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, promovida pelo Município de Esposende em colaboração com as unidades de restauração do concelho e um vasto conjunto de parceiros.

O restaurante "Varandas do Cávado - Hotel Suave Mar", de Esposende, com o prato “Escabeche de robalo em cama de batata-doce”, foi o vencedor do concurso gastronómico Março com Sabores do Mar 2019, conquistando também a menção honrosa “Qualidade do serviço”. Em segundo lugar classificou-se o restaurante “Água Pé”, de Esposende, que concorreu com “Robalo de mar ao vapor com maionese”, tendo sido distinguido com a menção honrosa “Higiene e Relação Preço/Qualidade”, e, em terceiro, ficou o restaurante “Camelo”, de Apúlia, com a sugestão “Raia frita com arroz de lingueirão”, acumulando também a menção honrosa “Ambiente”.

Ainda no que refere ao concurso gastronómico, o restaurante/pizaria "Siamo In Due", de Esposende, conquistou a menção honrosa “Promoção própria”, o restaurante/pizaria "Buon Appe", de Esposende, a menção honrosa “Inovação” e o restaurante "Pedrinhas", de Apúlia, a menção honrosa “Acompanhamento Vinho”. A avaliação dos pratos a concurso esteve a cargo do júri constituído por José Silva (presidente), Francisco Gil, Marco Gomes e Álvaro Costa.

Nesta 20.ª edição, Joana Dias, do Restaurante "Cantinho D’Avó" foi distinguida com o Prémio Revelação “Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar”, António Abreu, do Restaurante "Varandas do Cávado - Hotel Suave Mar" recebeu o Diploma de Mérito Carreira, Fátima Alves, do Restaurante "Foz do Cávado" e o Restaurante "Pedrinhas" o Diploma de Mérito e Qualidade.

Quanto ao concurso "Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, o vencedor foi o Centro Social e Cultural de Gandra, que concorreu com “Empadão de massa de peixe”. Relativamente a menções honrosas, a Associação de Pais da Escola Básica do Facho – Apúlia recebeu a de “Incentivo ao consumo de peixe fresco”, a Associação Desportiva, Cultural e Social de Criaz – Apúlia a de “Frescura e riqueza dos vegetais”, a Associação Esposende Solidário - Centro Comunitário de Vila Chã a de Educação Alimentar, a Escola Básica de Apúlia a de “Boas práticas de higiene e segurança alimentar”, a Escola Básica de Forjães" a de Qualidade de confeção, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende a de “Apresentação do prato”, a Escola Básica António Correia de Oliveira e de “Incentivo ao consumo de produtos locais”, o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa a de “Sabor” e o Grupo Ação de Solidariedade Social de Antas a de “Criatividade na inclusão de diferentes tipos de peixe”. Constituíram o júri do concurso das cantinas Rita Pinheiro, João Silva e Mário Rodrigues.

No que se refere ao concurso “Peixe com todos”, a equipa vencedora é constituída por Henrique Pereira e Maria Fernanda Cunha, que confecionaram o prato “Trouxa de bacalhau”. O segundo lugar foi conquistado por Domingos Hipólito e Rodrigo Hipólito com uma “Cataplana de peixe e marisco” e, o terceiro, por Maria do Sameiro, Sónia Miquelino Cruz e Mafalda Coitada com a sugestão “Robalo farol”. A equipa de José Miquelino, Alexandra Trindade e Margarida Marques recebeu a menção honrosa “Melhor desempenho intergeracional”, a equipa de António Roxo, Nelson Roxo e Ivan Roxo a menção honrosa “Melhor prato fusão”, Nazaré Medanha e Gabriel Rocha a menção honrosa “Melhor prato tradição” e Sameiro Loureiro e Marta Travassos receberam a menção honrosa “Melhor prato inovação”. A avaliação dos pratos esteve a cargo do júri constituído por Noémia Dias, José Solha e Helena Torres.

Além dos 41 restaurantes e das 20 pastelarias participantes nesta 20.ª edição do Março com Sabores do Mar, foram igualmente distinguidos os vários parceiros que se associaram à iniciativa, nomeadamente a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Axis Ofir Beach Resort Hotel, Escola Profissional de Esposende, Brincoloiça, JAJU Supermercado, Apulifarda, Continente, Grupo Arte Celano, Alga +, Tupperware, ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, Esposende Ambiente, ISAVE – Instituto Superior de Saúde, os produtores de vinhos verdes do concelho Quinta de Curvos, Quinta de Góios e Quinta de São Cláudio, os Lacticínios das Marinhas, a Cooperativa Agrícola de Esposende e o projeto AMAReMAR.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, expressou o reconhecimento do Município a todos quantos tornaram possível a realização desta iniciativa, “um evento que soube conquistar o seu espaço e que é uma marca distintiva da promoção gastronómica de Esposende”.

Em jeito de balanço, Benjamim Pereira destacou a mobilização, participação, dinâmica e envolvimento registados em torno desta 20.ª edição, onde, ao longo de todo o mês de março, a vertente gastronómica andou a par de um conjunto muito variado de atividades e dinâmicas.

Recordou ainda os objetivos do “Março com Sabores do Mar”, ou seja, a promoção e valorização da gastronomia local associada aos peixes e mariscos, bem como dos produtos endógenos do concelho, a que se associa o combate à sazonalidade e a promoção turística do território concelhio, bem como o incentivo ao consumo de peixe numa estratégia de promoção da saúde e de alimentação saudável.