Município de Esposende aprova contas de 2018

02 Abril 2019

Em reunião do executivo, a Câmara Municipal de Esposende aprovou, com o voto contra da oposição, o Relatório de Gestão do Município do ano 2018, documento que será submetido à apreciação da Assembleia Municipal no próximo dia 8 de abril.

Em termos de execução orçamental, o Município terminou o ano com uma dotação de 26.351.973,69 euros, com níveis de execução acima dos 80%, com a receita a atingir uma execução de 101%, a despesa uma execução de 83% e o Plano Plurianual de Investimentos uma execução de 81%, resultando um saldo orçamental de 4.838.259,63 euros.

A execução da receita, com um aumento de 29% face a 2017, é demonstrativa do contexto de aceleração económica e de investimentos existente no concelho, pois são resultantes do aumento dos impostos diretos, nomeadamente do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), do IUC (Imposto Único de Circulação) e do IMT (Imposto sobre Transmissões Onerosas de Imóveis), e das verbas provenientes de fundos comunitários.

A execução da despesa e do Plano Plurianual Investimentos traduz uma despesa controlada e equilibrada, que tem permitido ao Município canalizar e financiar os seus investimentos com receitas próprias e assegurar a contrapartida nacional das obras financiadas.

O saldo de gerência (superavit) apurado, verba que transita para o orçamento de 2019, vem reforçar rúbricas essenciais, com destaque para a verba referente ao edifício destinado à implantação do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave no concelho de Esposende.

O Município terminou o ano com uma capacidade de endividamento de 17.317.889,00 euros, um prazo médio de pagamentos de 14 dias, apresentando rácios de liquidez bem cima dos 180%, o que é bem demonstrativo da capacidade do Município em honrar os seus compromissos.

O Relatório de Gestão comprova a continuidade da gestão que tem vindo a ser desenvolvida, a qual permitiu ao Município de Esposende estar na posse de meios financeiros necessários para cumprir com todos os encargos assumidos até 31 de dezembro do ano de 2018. Além disso, estes resultados garantem as condições para que o Município possa responder aos compromissos assumidos.