Município edita livro «Esposende, lugares de tempo e memória»

07 Julho 2014

«Esposende, lugares de tempo e memória» é como se intitula a mais recente publicação do Município de Esposende, cuja sessão de apresentação decorreu no passado dia 4 de julho, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. Trata-se de um álbum literário e fotográfico sobre o concelho, com palavras de grandes autores da literatura portuguesa, que, em diferentes tempos, escreveram sobre Esposende.

Esta edição surge no âmbito do projeto Comenius Régio da União Europeia, que Esposende desenvolve, desde 2012, com o Município de Daleszyce, na Polónia, e pretende mostrar o concelho na sua globalidade paisagística, histórica, patrimonial e etnográfica, através da fotografia e de excertos de poesia e textos literários de autores como Eugénio de Andrade, Baptista Bastos, Ruy Belo, Boanerges Cunha, Manuel de Boaventura, Raul Brandão, Agustina Bessa-Luís, Pedro Homem de Mello, João Pedro Mésseder, António Corrêa d’ Oliveira, Dimas Lopes de Oliveira e Alice Vieira.

Com edição bilingue (português-inglês), o livro apresenta-se como um cartão-de-visita do Município, dando a conhecer a paisagem, a história, as romarias e as tradições do concelho. O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referiu que a publicação ilustra a realidade do concelho, nomeadamente no que se refere à cultura e às vivências locais. “Sinto-me muito orgulhoso por ser Presidente da Câmara Municipal de um concelho que ostenta um tão valioso património, quer material, quer imaterial”, afirmou o Autarca, sublinhando que todas as freguesias estão retratadas neste livro, porque “todas possuem elementos de valor para lá constarem”.

Benjamim Pereira destacou a qualidade dos textos literários selecionados, dizendo que os autores souberam retratar Esposende de uma forma sublime, e elogiou também a qualidade do trabalho fotográfico, tornando-o, assim, bastante apelativo em termos visuais.

A apresentação do livro esteve a cargo de Maria Luísa Leite, responsável pela Biblioteca Municipal de Esposende e coordenadora do projeto, a quem coube fazer o enquadramento desta publicação, explicando que a edição de um livro constava do referido projeto Comenius Regio, orientado para cimentar laços entre os povos e sensibilizar para a diversidade cultural e conhecimento das línguas e autores, bem como as opções tomadas na conceção editorial.

Assim, o Município aproveitou a oportunidade para criar uma edição que, não sendo um estudo de investigação, permite mostrar o concelho nas suas diferentes vertentes, aliando alguns textos literários, muito belos, sobre Esposende, de grandes autores da literatura portuguesa, que há muito gostaria de ver transcritos e divulgados. A tradução dos textos para inglês esteve a cargo de Alison Aiken.

A sessão de apresentação incluiu um momento cultural com a récita de textos e poemas que constam do livro por Jorge Alonso e Eva Paula Fernandes, com acompanhamento ao piano por Diogo Zão.