Presidente da Câmara Municipal de Esposende em Rio Tinto para assinalar ampliação do cemitério

14 Julho 2014
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, deslocou-se ontem a Rio Tinto para assinalar a conclusão de uma obra há muito reivindicada pela freguesia: a ampliação do cemitério. A intervenção orçou em aproximadamente 156 mil euros e foi totalmente suportada pela Câmara Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, deslocou-se ontem a Rio Tinto para assinalar a conclusão de uma obra há muito reivindicada pela freguesia: a ampliação do cemitério. A intervenção orçou em aproximadamente 156 mil euros e foi totalmente suportada pela Câmara Municipal, permitindo criar mais 56 sepulturas e um espaço para, posteriormente, serem construídos 9 jazigos.

Benjamim Pereira assumiu a morosidade do processo com a necessidade de escolher a melhor solução para responder às necessidades da freguesia e referiu que, para além de Curvos, onde a Câmara Municipal também procedeu à ampliação do cemitério, também Belinho e Apúlia se debatem com a escassez de sepulturas.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu o empenho e trabalho de todos quantos tornaram possível a concretização da obra em Rio Tinto, particularmente do anterior e do atual executivo local, que assumiram a concretização da intervenção como uma prioridade. Não quis deixar passar a oportunidade sem elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, pedindo à vasta assembleia presente uma salva de palma “para os incentivar a continuar a trabalhar”.

O Autarca destacou o investimento do Município em Rio Tinto, não só na ampliação do cemitério, mas também nas intervenções que teve que efetuar para reparar os estragos provocados pela intempérie que, no passado mês de outubro, assolou o concelho, obras que, no seu conjunto, totalizam 213 mil euros. Benjamim Pereira realçou que se tratou de um “esforço financeiro” da Câmara Municipal, na medida em que foi inteiramente suportado pela Autarquia, sem qualquer tipo de comparticipação.

Num dia de particular significado para Rio Tinto, o Presidente Benjamim Pereira assumiu, perante a população presente, o compromisso de ajudar a concretizar mais uma obra na freguesia: a construção de uma Capela Mortuária. O Autarca respondeu, deste modo, ao apelo do Pároco de Rio Tinto, Padre Miguel Pereira, que apontou esta obra como uma prioridade, dada a ausência de um espaço para velar os defuntos.

Benjamim Pereira reconheceu a necessidade da obra e garantiu que o Município tudo fará para ajudar à sua concretização. Terminou a sua intervenção agradecendo ao empreiteiro o empenho na conclusão da obra antes da realização das festividades da padroeira Santa Marinha, o que agradou à população. O Autarca saudou ainda o trabalho do Pároco de Rio Tinto, bem como a presença na cerimónia do Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, prometendo regressar em breve a Rio Tinto para assinalar a construção da Capela Mortuária.

Esta obra é encarada como “uma urgência” pelo Pároco de Rio Tinto, que deu conta de que já está em marcha o processo com vista à sua construção. O Padre Miguel Pereira aproveitou a oportunidade e a presença do Presidente da Câmara Municipal para pedir o apoio do Município para a sua concretização, adiantando que, brevemente, se iniciarão também as obras de requalificação do edifício da Residência Paroquial para dotar a Paróquia de um adequado Centro Pastoral e Paroquial.

O Padre Miguel Pereira fez ainda questão de agradecer publicamente o investimento realizado pela Câmara Municipal em Rio Tinto, nomeadamente na resolução de problemas causados pelo mau tempo, enaltecendo também o trabalho do executivo da Junta de Freguesia, anterior e atual.

O Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto considerou estar perante “um dia histórico para Rio Tinto”, atendendo a que a ampliação do cemitério era “uma obra esperada por todos há muito”. Carlos Escrivães, que assumiu a reivindicação do executivo anterior, lembrou as vicissitudes do processo, nomeadamente a intempérie que ocorreu em outubro último, regozijando-se contudo com o desfecho. “Há males que vêm por bem”, afirmou, manifestando a sua satisfação pela concretização da obra. Agradeceu, por isso, ao Presidente Benjamim Pereira o apoio da Câmara Municipal que permitiu tornar realidade a ampliação do cemitério.