Benjamim Pereira acompanhou deputados do PSD eleitos por Braga na visita ao Posto da GNR

21 Julho 2014
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhou hoje os deputados do PSD Fernando Negrão, João Lobo, Nuno Reis e Clara Marques Mendes na visita ao Posto da GNR de Esposende/Centro de Segurança Pública.

Os parlamentares, eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, vieram inteirar-se das condições de trabalho da Guarda Nacional Republicana de Esposende, no âmbito das reuniões de trabalho dedicadas ao distrito.

Nesta visita, os deputados foram acompanhados pelo 2.º Comandante do Comando Territorial de Braga, Leite Araújo, pelo Comandante do Destacamento da GNR de Barcelos, Rui Brito, e pelo Comandante do Posto Territorial da GNR de Esposende, José Barreto.

Os deputados mostraram-se agradados com as excelentes instalações da GNR, um equipamento construído de raiz pela Câmara Municipal e inaugurado em julho de 2013. A obra, implantada em terreno municipal, orçou em cerca de 1 milhão de euros e foi financiada a 80% pelo Programa Operacional Regional do Norte.

Fernando Negrão destacou a “grande qualidade” do equipamento, apontando-o como um exemplo no panorama nacional, e saudou o Município de Esposende pelo investimento. Agradecendo a receção da Guarda Nacional Republicana, o deputado expressou o “grande apreço” pelo trabalho que é desenvolvido pela instituição, manifestando total disponibilidade do grupo parlamentar do PSD para com a GNR.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que a construção do Posto da GNR/ Centro de Segurança Pública constitui “um bom exemplo de cooperação entre a Administração Central e o Poder Local, em que o Município de Esposende assumiu a construção do equipamento e garantiu o seu financiamento”, uma postura inovadora que, de resto, tem vindo a ser seguida por outros municípios.

Assinalando que Esposende é um destino turístico, Benjamim Pereira referiu que o Município tem tido especial preocupação em garantir a segurança do território, destacando que “a GNR tem feito um excelente trabalho” e elogiando a disponibilidade e colaboração que sempre tem manifestado para com a Câmara Municipal. O Autarca assegurou que “Esposende é um concelho tranquilo, onde a segurança é garantida”.

Benjamim Pereira informou os deputados do PSD de que é intenção da Autarquia instalar no antigo Posto da GNR o Arquivo Municipal, adiantando que o projeto está a ser desenvolvido, esperando obter financiamento para a sua concretização.