Presidente Benjamim Pereira entregou Bolsas de Estudo a trinta universitários

09 Setembro 2014

Num ato informal, que decorreu esta manhã no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu à entrega de Bolsas de Estudo a 30 jovens estudantes do Ensino Superior, oriundos de famílias do concelho com carências socioeconómicas.

A iniciativa foi o culminar do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, no âmbito do qual os alunos prestaram serviço cívico/comunitário na Câmara Municipal, ao longo de 154 horas/22 dias.

Em causa está um investimento de 18 mil euros, correspondente a 600 euros por bolsa, que o Presidente da Câmara Municipal apontou como “o nosso humilde contributo para ajudarmos à vossa formação e um sinal bastante positivo para vos ajudar neste percurso”.

Numa breve alocução, Benjamim Pereira incentivou os estudantes a concluírem os estudos a nível superior, considerando que estarão certamente melhor preparados para ingressarem no mercado de trabalho, que se afigura cada vez mais exigente e competitivo. Exortou-os, por isso, a investirem na sua formação, incentivando-os a acreditar no mérito, afirmando que “se forem bons terão sempre lugar”.

Aludindo à difícil conjuntura que o país atravessa, o Presidente da Câmara Municipal fez questão de deixar uma mensagem positiva e de esperança aos jovens estudantes, aconselhando-os a lutar pelos seus objetivos, sem colocar de parte a possibilidade de enveredarem profissionalmente por outras áreas que não a da sua formação.

Considerando a circunstância da iniciativa decorrer no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, edifício-sede da Assembleia Municipal de Esposende, Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para exortar os jovens à participação cívica, seja no plano político seja ao nível associativo. “É muito importante o vosso contributo, têm que ser vocês a construir o futuro”, afirmou.

Antes de se despedir e desejar sucessos para o futuro aos estudantes, quer aos que vão ingressar no mercado de trabalho quer aos que vão prosseguir os estudos, Benjamim Pereira quis ouvir os testemunhos dos estudantes, relativamente à experiência de terem prestado serviço cívico/comunitário na Câmara Municipal, que, para alguns, foi o primeiro contacto com o mundo do trabalho. Foram vários os jovens que se manifestaram, dando nota positiva da experiência, que consideraram extremamente útil, na medida em que tiveram oportunidade de contactar com o mundo do trabalho, o que se traduziu num enriquecimento pessoal e profissional. No mesmo sentido foi a opinião da mãe de um dos bolseiros, que saudou a Autarquia pela iniciativa, realçando que o valor atribuído é importante para fazer face aos encargos educativos, bem como o cariz educativo da mesma, referindo que “além de estarem ocupados, os nossos filhos aprendem”.