Capela da Senhora da Saúde em Esposende com adro remodelado

03 Agosto 2017

_DSC4395

No dia em que Esposende festejou a sua padroeira, Santa Maria dos Anjos, a população foi presenteada com o adro da Capela da Senhora da Saúde remodelado, numa intervenção suportada pela Câmara Municipal num investimento de aproximadamente 156 mil euros.

A cerimónia de inauguração decorreu na noite de ontem, dia 2 de agosto, após a eucaristia solene que decorreu na Igreja Matriz e a procissão que levou o andor de Santa Maria dos Anjos para a capela da Senhora da Saúde.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, expressou a sua satisfação por ver concluída a obra dentro do prazo previsto a tempo das festividades da Senhora da Saúde, que ontem tiveram início.

Assinalando que esta obra de requalificação era um anseio com quase duas décadas, Benjamim Pereira sustentou o investimento municipal com o facto de o local constituir uma das principais entradas da cidade e ser um espaço de usufruto público. A intervenção foi executada no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Município e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos e traduziu-se na beneficiação de todo o recinto, incluindo a execução de novos pavimentos, a requalificação do coreto, da fonte e das instalações sanitárias, remodelação da iluminação, plantação de novas árvores e instalação de mesas de piquenique, e abrangeu, ainda o alargamento de uma rua confinante com o adro. O Autarca referiu que, em época própria, serão ainda executados pequenos trabalhos, como o arrelvamento de alguns espaços.

Agradecendo a colaboração ao Pároco e Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, e ao executivo da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Benjamim Pereira notou que o Município está com “uma grande dinâmica” nestas freguesias. Deu nota de que, em Gandra, a requalificação da Av. de S. Martinho, num investimento de 800 mil euros, está a ser executada a bom ritmo, e que a requalificação do Polidesportivo está concluída, bem como a beneficiação do logradouro da Escola Básica de Esposende. Anunciou para breve o início da execução dos troços da Ecovia do Litoral em Cepães e Rio de Moinhos, e da empreitada de saneamento em Outeiro e no Lugar do Monte, em Marinhas.

“São obras que têm que ser feitas e que não devem ser objeto de calendarização dentro de um ciclo autárquico”, assinalou Benjamim Pereira referindo que muitas outras intervenções estão concluídas ou a decorrer no concelho para usufruto da população. Concluiu reiterando a promessa de continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do concelho e da melhoria da qualidade de vida das populações.

Satisfeito por ver cumprida uma aspiração antiga, o Pároco e Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, expressou palavras de agradecimento à Câmara Municipal pela intervenção e manifestou a sua satisfação pela inauguração da obra ocorrer num “dia histórico”, em que Esposende celebra a sua padroeira.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, regozijou-se também com o “embelezamento” desta entrada da cidade, dizendo que para além de um local de culto o adro da Capela da Senhora da Saúde é também um espaço de convívio e de ponto de encontro.