Coro Sénior de Esposende brilhou no concerto de estreia

16 Maio 2016

O Coro Sénior de Esposende, composto por cerca de 120 idosos, estreou-se, de forma brilhante, no concerto «Memórias d’(en)Cantar – Canções Tradicionais Portuguesas», que decorreu ontem, Dia Internacional da Família, na Igreja Matriz de Apúlia. O evento contou, entre outras, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, da Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, e do Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes.

Benjamim Pereira destacou a relevância deste projeto que está a ser desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende, com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho com valência para a terceira idade e a importante colaboração de outros parceiros, apontando-o como mais um especial contributo para o bem-estar dos idosos, refletido no brilho e alegria dos seus rostos durante o concerto. O Autarca saudou a dinâmica e a articulação em rede no plano social, bem como o trabalho desenvolvido pelos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Clemente, responsáveis pela direção musical deste projeto, que resultou num momento há muito ambicionado pelos idosos do concelho.

No dia em que comemorou a Família, esta foi a melhor forma de a celebrar, num reencontro que enalteceu o espírito familiar, onde filhos, netos e outros familiares quiserem estar presentes neste momento tão importante na vida dos coralistas seniores. Com a Igreja Matriz completamente repleta, viveram-se momentos verdadeiramente emocionantes, quer pelo ambiente que envolveu este concerto, quer pelo reviver das vivências e memórias de outros tempos.

Foram interpretadas canções tradicionais portuguesas, nomeadamente “Ó Rosa arredonda a saia”, “O mar enrola na areia”, “Oliveirinha da serra”, “Ó rama, ó que linda rama”, “Vira do Minho” e “João Barandão”, e o tema “As nuvens que andam no ar, de autor desconhecido, com arranjo de Joaquim Carvalho, utente do Centro Social e Paroquial de Fonte Boa. O programa incluiu, ainda, a projeção de um vídeo alusivo às famílias dos coralistas, e momentos de poesia da sua autoria, contando com a participação do pianista Duarte Cardoso.

Traduziu-se, assim, num êxito a estreia do Coro Sénior de Esposende, projeto que terá continuidade e contará com uma nova apresentação agendada para a Festa dos Santos Populares, que se realiza no dia 17 de junho, na Quinta da Malafaia.

Os idosos interessados em integrar o Coro Sénior, poderão participar nos ensaios, que decorrem, semanalmente, em quatro espaços no concelho. À quarta-feira, às 10h15, é nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Fão, e à quinta-feira, às 9h50, na sede da ACARF - Associação Social, Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, às 14h00 na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, e, às 15h00, no Centro Social da Juventude Unida de Marinhas.

As inscrições poderão ser efetuadas em qualquer das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho com valência para a terceira idade, nomeadamente na ACARF - Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA - Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS - Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, JUM - Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, Centro Comunitário de Vila Chã/Esposende Solidário, Fundação Lar Santo António, GRASSA – Centro Social de Antas, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão/Centro Social das Pedreiras.