Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende aposta no «Março com Sabores do Mar» para promover a gastronomia e combater a sazonalidade

24 Fevereiro 2016

«Esposende quer afirmar-se no território nivelando-se por cima», afirmou, esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, na sessão de apresentação da 17.ª edição da iniciativa «Março com Sabores do Mar», que decorreu no Centro de Informação Turística de Esposende.

«Esposende quer afirmar-se no território nivelando-se por cima», afirmou, esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, na sessão de apresentação da 17.ª edição da iniciativa «Março com Sabores do Mar», que decorreu no Centro de Informação Turística de Esposende.

Tomando como exemplo o produto estratégico gastronomia/vinhos, Benjamim Pereira defendeu que a qualidade é o caminho para a restauração se afirmar, contribuindo para o desenvolvimento e valorização do setor no concelho. O Autarca afirmou que o Município tem bem definida a sua estratégia e desafiou os potenciais investidores a apostarem em Esposende, assegurando o envolvimento do Município na criação de sinergias que possam potenciar o turismo.

Sobre o “Março com Sabores do Mar”, evento que integra a programação do “Minho Região Europeia da Gastronomia 2016”, o Presidente da Câmara Municipal referiu que é uma aposta ganha, que tem sido marcada por uma “inovação permanente”, de modo a manter-se atrativa. Saudou a prestação dos alunos da Escola Sementes da Liberdade, que protagonizaram uma breve encenação alusiva à venda do peixe, onde não faltaram os tradicionais pregões, e defendeu a necessidade de envolver as camadas mais jovens na promoção e divulgação da gastronomia e da cultura locais.

Vincando que este “é um projeto sustentado”, que nesta edição representa um “esforço financeiro de 15 mil euros”, Benjamim Pereira lembrou que os objetivos passam por promover a gastronomia local, especialmente no que respeita aos pratos de peixe e mariscos, e combater a sazonalidade. Assinalando que o evento se enquadra numa estratégia integrada de valorização e promoção do concelho, frisou que “nada anda desgarrado” e que quer os eventos, quer os investimentos concorrem para garantir maior qualidade de vida e para a dinamização do território, com consequentes benefícios para o setor económico.

Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para anunciar que o Município vai isentar totalmente o comércio de custos de publicidade, durante este ano, uma medida que se prende com a revisão do regulamento de taxas e que se traduz em mais um incentivo para o setor.

Terminou a intervenção com o apelo para que as pessoas visitem Esposende e se deixem seduzir não só pela sua gastronomia, mas por um diversificado conjunto de potencialidades, que tornam este território distintivo.

A representar a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Paulo Carrança começou por assinalar que Esposende integra o projeto “Minho Região Europeia da Gastronomia 2016” e teceu rasgados elogios à estratégia turística do Município de Esposende, com uma clara aposta na gastronomia, que vem desde os Domingos Gastronómicos da extinta Região de Turismo do Alto Minho até aos eventos “Março com Sabores do Mar” ou “Sabores do Campo – Gastronomia de novembro”.
“Esposende trabalha a gastronomia com um rigor e um trabalho excelente”, afirmou, destacando a aposta na inovação e na realização de eventos para combater a sazonalidade. Sobre a edição 2016 do “Março com Sabores do Mar”, Paulo Carrança destacou o “programa extremamente ambicioso”, bem como a abrangência do evento, que possibilita a envolvência das crianças e dos jovens.

A apresentação do evento esteve a cargo do Vereador do Turismo da Câmara Municipal, que deu nota de que, este ano, aderem à iniciativa 28 unidades de restauração do concelho, 14 das quais participam no Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, cujas propostas serão avaliadas pelo júri constituído, entre outros, pelo enófilo José Silva e pelos Chefes Marco Gomes e António Alexandre.

Associam-se ao evento 8 pastelarias, as cinco quintas produtoras de vinho do concelho, assim como unidades hoteleiras, que oferecem descontos na estadia, para além de vários outros parceiros, a quem o Vereador Rui Pereira agradeceu a participação.

Há muito assumido como um importante cartaz turístico, o evento volta a apostar no passaporte “Março com Sabores do Mar”, como forma de fomentar a itinerância dos comensais pelos restaurantes aderentes. Este passaporte dá direito à degustação de uma clarinha ou outra sobremesa na degustação de um dos pratos da iniciativa, sendo que os mais assíduos serão presenteados com uma lembrança. O passaporte permite também usufruir de um desconto de 10%, nas unidades de alojamento aderentes e na entrada nas Piscinas Foz do Cávado.

Como habitualmente, o Fim de Semana Gastronómico de Esposende, promovido pela Entidade Regional TPNP, integra o cartaz do “Março com Sabores do Mar”, realizando-se de 4 a 6 de março. Os 31 restaurantes aderentes convidam a saborear uma ementa saborosa e genuína, composta por Lampreia do Rio Cávado, vinhos verdes do concelho e Clarinhas de Fão. A par da gastronomia, é garantido um programa que tem o duplo objetivo de proporcionar animação e dar a conhecer alguns locais do concelho.

Para além do concurso direcionado para os restaurantes, realizar-se-á também o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende.

Já habitual, o Concurso Gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar” tem como objetivo promover o consumo de peixe junto dos mais jovens. A avaliação dos pratos a concurso visa estimular ao cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como promover a criatividade e inovação.

A Escola Básica de Apúlia e a sua Associação de Pais vão realizar mais uma edição do Festival das Sopas “Concurso de Sopas do Mar”, no dia 11, às 19h30, uma iniciativa que, pelo segundo ano consecutivo, irá premiar a melhor “sopa do mar”.

À semelhança de edições anteriores, a componente da formação volta a estar associada ao evento, numa parceria com a Escola Profissional de Esposende. Assim, no dia 7, realiza-se o workshop “O Chocolate e a Páscoa”, orientado por Jorge Antunes da IRCA IBÉRICA, no dia 12 decorre o de “Doçaria Tradicional”, com Bibiana Oliveira, da pastelaria “Doce Atelier”, e outros convidados. No dia 14, a ação de formação será sobre o “Polvo da Pedra à Esposende”, com o Chefe Marco Gomes, e, no dia 19, versará sobre “Saladas do Mar”, com o Chefe José Alexandre. O workshop “Iniciação à Prova de Vinhos” decorrerá no dia 21, sob a orientação do enófilo José Silva e, no dia 22, terá lugar o workshop de cozinha infantil “Coelhinhos de Páscoa”.

Em colaboração com as escolas será promovido o concurso gastronómico “Fish Chef”, em que os chefes de cozinha serão as crianças e jovens das escolas do concelho. A final terá lugar no dia 18, no Supermercado JAJU.

Complementarmente à componente gastronómica, o Município aposta num vasto e diversificado programa de animação, desde logo a exposição fotográfica “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”, que estará patente, durante o mês de março, no Centro de Informação Turística de Esposende.

No Centro Interpretativo de São Lourenço, em Vila Chã, é proposta a Rota dos Sabores, uma atividade de descoberta sobre a origem de produtos que chegaram, durante muitos séculos, através das rotas comerciais marítimas intercontinentais.

Em parceria com o grupo alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, será desenvolvida a atividade “Um mar de sabores! Provar e escolher!”, que pretende despertar as sensações dos jovens em idade escolar.

Desenvolvida já na edição de 2015, em parceria com a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, a atividade “A escola vai à lota” volta a ser dinamizada, com o objetivo de incentivar o consumo de peixe e proporcionar uma melhor relação das crianças com este alimento.

Da programação consta também a “Prova de Mar”, uma parceria da Missão Continente e Continente de Esposende, onde, de forma divertida e através de inúmeros jogos apelativos, as crianças são incentivadas ao consumo regular de pescado, tendo oportunidade também de conhecer os diferentes tipos de peixe da nossa costa.

A vertente cultural está também associada ao “Março com Sabores do Mar”, com a apresentação, no Auditório Municipal de Esposende, do espetáculo etnográfico “Maresia”, no dia 5, às 21h30, e da peça “Casado à Força” pelo Grupo de Teatro JUM, no dia 12, às 21h30. Ainda no dia 12, às 15h00, no Museu Marítimo de Esposende, decorrerá a conferência “Esposende e o Mar na Primeira Grande Guerra”, orientada pelo investigador naval Comandante Reinaldo Delgado.

A habitual Feira de Artesanato de Esposende vai, em março, ser dedicada também aos produtos endógenos, estando prevista para o dia 20 e decorrendo, como habitualmente, no Largo Rodrigues Sampaio, das 10h00 às 19h00.

O Vereador do Turismo notou que para além destas atividades, numa iniciativa da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende realiza-se, já no próximo fim de semana, na Lota de Pesca, mais uma edição do Festival da Lampreia do Rio Cávado, sendo que, em março, Esposende vive também a Semana Santa, cujo programa incluiu também um conjunto de atividades culturais, nomeadamente concertos musicais, entre outras.

Todas as informações sobre o evento “Março com Sabores do Mar” estão disponíveis em www.visitesposende.com.