Presidente da Câmara Municipal de Esposende participou em comemorações em Forjães

22 Dezembro 2014
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcou presença nas comemorações dos «25 anos de Elevação de Forjães à categoria de Vila» e nos «80 anos da Inauguração das Escolas Rodrigues de Faria», que decorrem no passado sábado, dia 20 de dezembro, no Centro Cultural Rodrigues de Faria, em Forjães.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcou presença nas comemorações dos “25 anos de Elevação de Forjães à categoria de Vila” e nos “80 anos da Inauguração das Escolas Rodrigues de Faria”, que decorrem no passado sábado, dia 20 de dezembro, no Centro Cultural Rodrigues de Faria, em Forjães.

O programa comemorativo iniciou com o descerramento de lápides alusivas as efemérides, seguindo-se a abertura da exposição “Forjães Ontem e Hoje”, integrada nos 30 anos do jornal “O Forjanense”, que incluiu um momento musical. Na sessão solene, foram proferidas as palestras sobre “Forjães” e sobre a “Escola”, pelo Prof. Dr. Carlos Brochado e pelo Dr. Rui Viana, e teve lugar a homenagem aos primeiros alunos e aos professores de Forjães que lecionaram nas Escolas Rodrigues de Faria, bem como aos autarcas da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia de Forjães do ano de 1989.

Na sua intervenção, estando na sua terra Natal, o Presidente da Câmara Municipal, começou por afirmar que “é um orgulho enorme ser natural de Forjães”. Benjamim Pereira expressou uma palavra de apreço à Junta de Freguesia por ter trazido à memória estas duas efemérides tão importantes para Forjães e elogiou as intervenções dos palestrantes pela retrospetiva histórica apresentada.

Referindo-se aos 80 anos das Escolas Rodrigues Faria, o Presidente do Município teceu rasgados elogios à figura de António Rodrigues Faria, o benemérito Forjanense que construiu aquele edifício, hoje Centro Cultural e sede da Junta de Freguesia de Forjães. Afirmando que “Rodrigues Faria era um homem muito à frente do seu tempo”, realçou o seu espírito abnegado, de que é exemplo a repartição dos lucros com os seus trabalhadores, e a sua visão vanguardista relativamente a aspetos como a prática de exercício físico ou as questões ambientais.

“O maior legado que Rodrigues Faria nos deixou foi, claramente, esta Escola, no sentido da instrução”, assinalou o Autarca, lembrando que, desde então, muitos Forjanenses passaram a obter formação superior, tendo, inclusivamente, alguns deles ocupado altos cargos na Administração Central. Oitenta anos depois da inauguração das Escolas, Forjães, tal como nessa altura, possui um dos melhores equipamentos escolares do país, afirmou Benjamim Pereira, referindo-se ao Centro Escolar de Forjães.

Sobre os 25 anos de Elevação de Forjães a Vila, O Presidente da Câmara Municipal referiu que “é importante relembrar as conquistas” e realçou o desenvolvimento operado na freguesia, apontando, a título de exemplo, um conjunto de obras em vários domínios, desde a Educação ao Desporto, passando pela rede viária e pelas redes de água e saneamento. Destacou, por outro lado, o forte cariz de Forjães no plano do associativismo, enumerando as associações e coletividades existentes, e terminou a sua intervenção reafirmando novamente orgulho pela sua terra Natal.