Município edita livro sobre a Misericórdia de Esposende

22 Dezembro 2014

Decorreu, ontem, 21 de dezembro, na Igreja da Misericórdia, em Esposende, a sessão de apresentação do livro «Uma Confraria do Mar. A Misericórdia de Esposende entre os Séculos XVI e XIX».

Editada pelo Município de Esposende, a obra resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Esposende e a Universidade Católica Portuguesa, do Porto, e é da autoria de José Ferrão Afonso. O livro compila dois estudos; um relativo à evolução histórica da igreja da Misericórdia e a sua relação com Esposende, que teve por base os documentos do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Esposende; e um outro mais de carácter técnico, ou seja, uma caracterização formal e material de algumas manifestações de arte da igreja da Misericórdia, nomeadamente os seis painéis pintados nas paredes da capela do Senhor dos Mareantes e as quatro insígnias que se encontram no Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Esposende (sacristia e zona anexa).

A apresentação da obra e do autor esteve a cargo de Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, que notou que esta obra permite um maior conhecimento não só da igreja em si mesma, mas da sua relação com a comunidade de Esposende, tendo assinalado que se trata de um grande contributo para o conhecimento da História de Esposende. Felicitou, por isso, a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal, assim como o autor, por esta publicação, frisando que “é um livro que honra Esposende”.

O autor, José Ferrão Afonso, sustentou o estudo que desenvolveu com a paixão que nutre pela divulgação do património e pela sua restituição à comunidade. “É a isso que eu chamo património, é entregar às pessoas aquilo que lhes pertence”, referiu, acrescentando que “quanto melhor as pessoas conhecerem a sua arte melhor a podem defender”.

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Emília Vilarinho, considerou estar perante “um dia de festa” para a Irmandade, na medida em que, ao longo dos últimos anos, tem desenvolvido uma estratégia de preservação, inventariação e estudo do seu património histórico e cultural. Entre outros exemplos, referiu a requalificação da Igreja da Misericórdia, em 2012, no âmbito do programa URBI Esposende, uma parceria com a Câmara Municipal. Na pessoa do Presidente Benjamim Pereira, a Provedora agradeceu toda a colaboração e apoio na edição desta obra, notando que a história de Esposende e a da Santa Casa da Misericórdia de Esposende estão intimamente ligadas. Considerou, por isso, que este livro constitui uma grande valia cultural não só para a Santa Casa da Misericórdia como também para o Município.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal realçou a importância desta obra para o conhecimento da história da Santa Casa da Misericórdia e do Município. Realçou o rigor deste estudo, felicitando o autor pelo trabalho realizado e agradecendo o seu contributo para ajudar a escrever a história de Esposende. Benjamim Pereira manifestou total disponibilidade por parte do Município para colaborar com a Santa Casa da Misericórdia em futuras ações orientadas para a preservação e divulgação da história de Esposende.

Notando que tanto o Município como a Santa Casa da Misericórdia trabalham para o mesmo fim, o bem comum, Benjamim Pereira reconheceu o “trabalho excecional” que Maria Emília Vilarinho tem vindo a desenvolver à frente da instituição, fazendo votos de que se possa manter no cargo.

A terminar, deixou agradecimentos a todos quantos colaboraram nesta publicação e, com votos de Boas Festas, expressou uma palavra de Esperança para o novo ano.