Roteiro do Presidente da Câmara Municipal às freguesias terminou na União de Freguesias de Fonte Boa

20 Abril 2015

O roteiro do Presidente da Câmara Municipal de Esposende às visitas do concelho ficou concluído, no passado dia 17 de abril, com a deslocação à União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto. Acompanhado do Vice-Presidente, António Maranhão Peixoto, e dos Vereadores Jaqueline Areias, Rui Pereira e Raquel Vale, Benjamim Pereira foi recebido na sede da Junta da União de Freguesias, em Fonte Boa, pelo executivo de Carlos Escrivães, com quem discutiu e analisou um conjunto de questões, numa reunião prévia à visita a alguns locais para aferir, in loco, as situações referenciadas.

Em cima da mesa estiveram diversas questões, nomeadamente um conjunto de intervenções que a União de Freguesia elencou como necessidades, entre as quais a requalificação da rede viária, nomeadamente da EN 205-1 e de diversas ruas quer em Fonte Boa quer em Rio Tinto, a construção de uma garagem na sede da Junta, em Fonte Boa, e a necessidade de aquisição de um autocarro. A Ecovia do Cávado, que ligará Esposende a Terras de Bouro, a executar no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), mereceu, também, a atenção dos responsáveis autárquicos, que reconheceram a importância deste projeto para o concelho, assim como para a região.

De modo a melhor percecionarem as situações elencadas, os autarcas andaram no terreno, iniciando o périplo na Escola Básica/Jardim de Infância de Fonte Boa, onde foi avaliada a necessidade de substituição do telhado deste equipamento de educação e ensino e de pequenas reparações.

Na Barca do Lago, foi discutida a possibilidade de requalificação daquele espaço, muito procurado como zona de lazer. Seguiu-se a deslocação ao Centro Paroquial e Cultural de Fonte Boa, onde o Presidente da Câmara Municipal e a restante comitiva foram recebidos pelos utentes do Centro de Convívio. Os idosos manifestaram-se muito agradados com a visita e aproveitaram a oportunidade para solicitar a Benjamim Pereira a instalação de ar condicionado no Auditório do Centro Paroquial e Cultural. O Autarca agradeceu a receção, deu nota do objetivo destas visitas e manifestou a disponibilidade da Câmara Municipal para, na medida das suas possibilidades, atender às reivindicações quer das Juntas de Freguesias, quer das instituições. Saudou os idosos pela sua alegria e dinâmica no desenvolvimento de diversas atividades, dando expressão a um envelhecimento ativo. O Presidente da Câmara Municipal realçou o empenho do Município na promoção de atividades direcionadas para a terceira idade, proporcionando a fruição de momentos de lazer e de convívio, adiantando que a 19 de junho se realizará a já habitual Festa dos Santos Populares, na Quinta da Malafaia, e a 11 de setembro ocorrerá a Festa do Idoso, com o passeio ao Santuário de Fátima.

Em Rio Tinto, os autarcas visitaram a Escola Básica/Jardim de Infância, onde foram recebidos pelo Coordenador da Escola, Miguel Belinho, e pelo Presidente da Associação de Pais, Carlos Martins, que deram nota de algumas necessidades do estabelecimento de educação e ensino.

O roteiro incluiu, também, a visita ao cemitério de Rio Tinto, que recentemente sofreu obras de ampliação, uma intervenção integralmente suportada pela Câmara Municipal, e às obras de requalificação da residência paroquial, tendo sido avaliada a necessidade de construção de uma capela mortuária. Junto à Fonte de Santa Marinha, a comitiva avaliou a possibilidade do arranjo paisagístico daquele local.

A encerrar esta jornada de trabalho, os autarcas visitaram dois locais, onde se afiguram necessárias intervenções de beneficiação da rede viária, um dos quais o acesso a uma exploração agrícola.

Com a visita à União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, o Presidente da Câmara Municipal deu por concluído o roteiro iniciado em março, no âmbito do qual efetuou visitas a todas as freguesias do concelho. Benjamim Pereira refere que “estas jornadas de trabalho foram bastante produtivas, na medida em que nos permitiram perceber as necessidades, anseios e reivindicações de cada uma das freguesias, sendo que, a partir do levantamento efetuado, iremos definir prioridades na definição do plano de investimentos do Município”. O Autarca realça a preciosa colaboração das Juntas de Freguesia, bem como das instituições, agradecendo ainda a sua excelente receção.

Benjamim Pereira manifesta “total disponibilidade e empenho para continuar a desenvolver todos os esforços com vista ao desenvolvimento do concelho, associado à melhoria da qualidade de vida das nossas populações”.