Município de Esposende recebeu comitiva da Peace Run

05 Maio 2015
Foi recebida, esta manhã, nos Paços do Município de Esposende, a comitiva da Peace Run, uma corrida de estafeta que decorre a nível internacional, incentivando à união, harmonia e amizade entre os povos.

Carregando a Tocha da Paz, que até ao dia 12 de maio vai percorrer o Norte do país, num total de 417 Km, os representantes da Peace Run, acompanhados de muitos alunos da Escola Básica de Esposende e da Escola Sementes de Liberdade, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, Executivo Municipal e pelos Presidentes da Junta de Freguesia de Vila Chã e da União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto.

Benjamim Pereira saudou a comitiva e enalteceu o espírito da iniciativa, considerando de relevante importância sensibilizar a população para valores como a amizade e a paz, especialmente nos tempos atuais. “Obviamente, o Município não poderia deixar de se associar a este movimento”, afirmou o Autarca, ao receber a Tocha da Paz, enquanto as crianças exclamavam, em uníssono, “Queremos a paz!”. Dirigindo-se às crianças, o Presidente da Câmara Municipal desafiou-as a lutarem pela paz e a construírem um mundo melhor.

Já no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o representante da comitiva da Peace Run agradeceu a receção e a hospitalidade do Município, realçando a alegria e o entusiasmo das crianças que se associaram ao movimento no concelho. Sublinhou a responsabilidade de todos e de cada um na construção de um mundo melhor, nomeadamente na família, “dando o exemplo, criando paz e harmonia nas nossas vidas”.

O líder da comitiva entregou ao Presidente da Câmara Municipal o certificado da Peace Run, atestando a receção do Município a este movimento. Benjamim Pereira presenteou os participantes com a oferta de algumas lembranças e, na despedida, os “atletas” entoaram o hino da Peace Run.

A Corrida da Paz foi fundada por Sri Chinmoy, como forma de dar aos cidadãos a possibilidade de expressar de forma dinâmica as suas próprias esperanças e sonhos por um mundo mais harmonioso. Atleta, filósofo, artista, músico e poeta, Sri Chinmoy dedicou a sua vida à promoção dos ideais da harmonia mundial. Desde a corrida inaugural em 1987, a Peace Run visitou cerca de 150 países, mais de 5 milhões de pessoas já participaram nesta corrida e as equipas internacionais correram aproximadamente 500 000 Km, o que equivale a mais de 14 voltas ao mundo.

Em Portugal, estima-se que 6 mil crianças irão participar na Corrida da Paz durante a sua visita a escolas, organizações desportivas e culturais e câmaras municipais, através do Douro, Minho e Trás dos Montes. A equipa saiu ontem de Matosinhos e termina no dia 12, em Bragança.