Esposende prepara novo Plano de Desenvolvimento Social para o concelho

07 Maio 2015

Tendo em vista a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Social de Esposende, realizou-se, ontem, na Casa da Juventude, o primeiro de um conjunto de três debates, entre os diversos Parceiros da Rede Social do concelho.

Trata-se do documento estratégico que orienta e enfatiza a operacionalização de um conjunto de ações, privilegiando a congregação de esforços na operacionalização das políticas locais de âmbito social.

O enfoque e a preocupação do Município na construção de um Plano de Desenvolvimento Social para o concelho, centrado nas reais e efetivas necessidades da população, como referiu a Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, serão preponderantes para o sucesso da intervenção da Rede Social de Esposende no período 2016-2020. Partindo, não da identificação dos problemas, mas do posicionamento pretendido para o território numa visão a médio prazo, foram imensos os contributos deixados nesta primeira sessão, e que serão agora transformados em projetos reais e exequíveis, alinhados, sobretudo, com a estratégia do Portugal 2020 e do novo quadro comunitário.

A sintonia sobre o sentir o território por parte dos atores locais presentes, desde Juntas de Freguesia, a escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, e técnicos que intervêm no concelho nas mais variadas áreas (saúde, social, educação, economia, …) revelou ser possível a construção de um Plano que se reflita numa mais-valia concreta para a população. O desenho de projetos focalizados em áreas como a empregabilidade, a qualificação, a qualidade de vida, a governação, e a identidade territorial, entre outros, serão o mote para o trabalho das sessões seguintes, cujo trabalho culminará com a apresentação pública deste documento de primordial importância estratégica para o concelho, prevista para o próximo mês de outubro.