Esposende Ambiente comemorou 10 anos de atividade

04 Junho 2015
A Esposende Ambiente é uma empresa de referência e um exemplo de boa gestão, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, na sessão comemorativa do 10.º aniversário da empresa municipal, que decorreu, ontem, no Auditório Municipal de Esposende.

Perante os colaboradores da Esposende Ambiente, Executivo da Câmara Municipal, membros da Assembleia Municipal, Presidentes de Junta e demais convidados, Benjamim Pereira afirmou-se um Autarca “orgulhoso” pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados obtidos pela empresa municipal que gere as áreas de abastecimento de água, drenagem de águas residuais, gestão dos sistemas de águas pluviais e da rede hídrica, gestão de resíduos urbanos e limpeza pública, manutenção de espaços verdes, educação ambiental, fiscalização ambiental, gestão das zonas balneares e elaboração e implementação de planos de gestão em matéria de Ambiente e Energia.

Destacou as elevadas taxas de cobertura ao nível do abastecimento de água e do saneamento do concelho para dizer que, fruto da boa gestão que sempre norteou a empresa, também a este nível, Esposende se destaca de outros municípios, alguns dos quais se debatem com sérias dificuldades de gestão.

Sem poupar nos elogios, Benjamim Pereira evidenciou o reconhecimento externo alcançado pela Esposende Ambiente e a conquista de um conjunto de certificações e distinções, salientando que são resultado de um rigoroso e empenhado trabalho. Em reconhecimento, felicitou o atual Conselho de Administração, bem como os colaboradores da empresa, e destacou também a visão de quem optou pela criação da Esposende Ambiente.

Considerando que “as empresas são a imagem de quem as gere”, o Presidente da Câmara Municipal teceu rasgados elogios à Presidente do Conselho de Administração, Alexandra Roeger, enaltecendo a sua competência, profissionalismo, empenho e dedicação. “Muitos parabéns, são dez anos de trabalho inexcedível”, afirmou, acrescentando que novos desafios se perspetivam, nomeadamente o novo quadro comunitário de apoio “Portugal 2020” e as mudanças em curso no sector das águas e dos resíduos.

Por sua vez, a Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente fez uma apresentação do trabalho desenvolvido desde a criação da empresa, em Janeiro de 2005, notando que, oportunamente, a comemoração do 10.º aniversário ocorre no âmbito da Semana do Ambiente. Em jeito de balanço, reconheceu que o projeto está perfeitamente consolidado e que foi plenamente alcançado o objetivo do reconhecimento como empresa de excelência. A melhoria contínua dos serviços que presta, perspetivando um concelho ambientalmente melhor, pautado pelo desenvolvimento sustentável, mantém-se como principal objetivo, afirmou.

Alexandra Roeger destacou alguns dos “maiores sucessos” da empresa ao longo de uma década, desde o Sistema de Gestão Empresarial, passando pela Responsabilidade Social e Prémios conquistados, até ao investimento de 11 milhões de euros em intervenções, o Indicador Água Segura 100%, as taxas de cobertura de quase 100% ao nível da rede de abastecimento de água e de aproximadamente 82% ao nível da rede de saneamento. Entre outras questões, deu nota da forte dinâmica do Centro de Educação Ambiental, assinalando que o equipamento recebe mais de 10 mil visitantes por ano e dinamiza um conjunto muito variado de atividades para diferentes públicos. Realçou ainda a política de inovação da empresa, com aplicação dos instrumentos mais modernos, assim como o facto das ferramentas informáticas da Esposende Ambiente serem desenvolvidas internamente.

Concluindo, apontou a inovação, espírito de equipa, criatividade e proximidade como fatores-chave do sucesso da empresa e deixou agradecimentos a todos os colaboradores pelo seu contributo.

A comemoração do 10.º aniversário da Esposende Ambiente fica marcada pela edição de uma publicação, que foi entregue a todos os colaboradores na sessão, onde não faltaram os parabéns e a degustação do bolo de aniversário.