400 idosos do concelho de Esposende festejaram o S. Martinho na discoteca

06 Novembro 2015
Cerca de 400 idosos de 11 instituições do concelho participaram na Festa de S. Martinho, realizada hoje, na Discoteca Pacha, em Fão, pela Santa Casa da Misericórdia de Fão, no âmbito da Rede Social de Esposende e integrada no programa «Envelhecimento Ativo».

À semelhança de outras iniciativas deste programa, o magusto na discoteca tem vindo a registar cada vez maior adesão, traduzindo o interesse e o acolhimento que esta iniciativa desperta junto da comunidade idosa do concelho. Com efeito, é com bastante agrado que os idosos participam neste evento, cujos pontos fortes são a animação e o convívio entre os participantes. A música e a dança foram uma constante ao longo do dia, animando a festa, onde não faltaram, naturalmente, as castanhas e, ainda, o caldo verde.

Fazendo questão de aproveitar estes momentos para conviver com a comunidade idosa, o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Rede Social de Esposende, Benjamim Pereira, marcou presença na iniciativa, tendo dirigido algumas palavras aos participantes, para agradecer a sua participação e realçar a importância destes eventos para fomentar o convívio e lhes proporcionar animação.

“É um orgulho para mim ser Presidente da Câmara Municipal e ter uma população com esta dinâmica”, afirmou Benjamim Pereira, dizendo que são um exemplo de determinação e empenho na superação das dificuldades da vida. Apontando o quadro de crise do país quando assumiu a Presidência da Câmara Municipal, afirmou que, volvidos dois anos, é “um homem satisfeito, porque as perspetivas de então não eram muito animadoras e, ainda assim, conseguimos manter todas a atividades do passado para a comunidade idosa e incrementar outras, a par de toda uma dinâmica de eventos para diferentes públicos, sem nunca colocar em causa a estabilidade financeira do Município”, aspeto que disse ser, para si, “intocável”. Afirmando a eficiência financeira da Câmara Municipal, reconhecida no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2014, o Presidente Benjamim Pereira garantiu que, em 2016, se vão manter todas as iniciativas para os idosos e que outras poderão surgir, como é o caso de um projeto de dinamização de canto junto da comunidade idosa.

A terminar a sua intervenção, o Autarca deixou agradecimentos a todos quantos colaboraram na realização da Festa de S. Martinho, nomeadamente à Discoteca Pacha, à Santa Casa da Misericórdia de Fão, aos Bombeiros Voluntários de Fão, às empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, salientando ainda a colaboração de alunos de Curso de Apoio Psicossocial, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Marinhas, considerando salutar o convívio intergeracional.

Benjamim Pereira expressou, também, o seu reconhecimento às instituições participantes, louvando o trabalho que desenvolvem em prol das suas comunidade, designadamente a ACARF – Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS – Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social e Paroquial de Curvos, Centro Comunitário de Vila Chã, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, GRASSA – Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão. Deixou, ainda, palavras de agradecimento à Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, e aos técnicos do Município que trabalharam na organização deste evento.

No âmbito do “Envelhecimento Ativo”, no próximo dia 18 de dezembro, pelas 14h30, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar um Espetáculo de Natal.