Museu Municipal de Esposende acolhe Exposição «MusiCórdia em Imagens»

14 Abril 2014

Apesar de o desenvolvimento económico e a área social constituírem as prioridades do seu mandato, o Presidente Benjamim Pereira assegurou que a Câmara Municipal de Esposende vai manter a aposta na Cultura, estando disponível para apoiar projetos de valor.

O Autarca falava na inauguração da exposição de fotografia “MusiCórdia em Imagens”, que teve lugar no passado dia 11 de abril, na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, cerimónia enriquecida com um momento musical protagonizado pelo MusiCórdia Ensemble.

A mostra apresenta um conjunto de fotografias, da autoria dos jovens esposendenses Juvenal Campos e Alexandre Oliveira, da temporada de 2013 da MusiCórdia, um evento promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Escola de Música de Esposende, que se traduz na realização de uma série de concertos de música clássica, na Igreja da Misericórdia, classificado como Imóvel de Interesse Público.

O evento, que está agora na segunda temporada, conta com o apoio da Câmara Municipal de Esposende e tem como objetivo dinamizar culturalmente a comunidade local e a região, assumindo-se como um espaço privilegiado para a promoção dos músicos locais, profissionais ou em processo de formação, assinalou o Presidente Benjamim Pereira. “Sinto-me extremamente orgulhoso e satisfeito por saber que temos músicos com tão grande valor e competência”, afirmou o autarca, estendendo os elogios aos dois jovens fotógrafos da “MusiCórdia” e saudando também a Escola de Música de Esposende e a Santa Casa da Misericórdia de Esposende pela aposta neste evento.

Benjamim Pereira realçou a importância da realização de eventos que afirmem Esposende no plano cultural e manifestou a disponibilidade da Autarquia para apoiar projetos que se destaquem e contribuam para este objetivo.

Em representação da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, a Provedora Maria Emília Vilarinho referiu que “a primeira temporada da MusiCórdia foi um sucesso”, garantindo que o êxito se repete nesta segunda edição, “com excelentes concertos”. Maria Emília Vilarinho afirmou que o evento tem sido uma excelente aposta para a qual muito tem contribuído a competência, conhecimento e grande entusiasmo da Escola de Música de Esposende, e que contribui para dinamizar culturalmente a cidade e o
Município, dando expressão a novos artistas.

A Provedora justificou a exposição “MusiCórdia em Imagens” com o argumento de que “é preciso que os projetos deixem marcas”, dando o enfoque a este alargamento do espetro artístico da temporada. Elogiou o “trabalho voluntário dedicado” de Juvenal Campos e Alexandre Oliveira e deixou o convite para uma visita à exposição patente no Museu Municipal, o edifício do Teatro Club, ex-libris da cidade de Esposende.

Os dois fotógrafos agradeceram os elogios e a oportunidade de darem a conhecer o seu trabalho, através da “MusiCórdia”, contribuindo para a “elevação da importância deste acontecimento”.

A exposição “MusiCórdia em Imagens” estará patente até ao dia 27 de abril e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00. Encerra domingo e segunda-feira de Páscoa, mas terá abertura noturna nos dias 17 e 18, das 21h30 às 23h00.