Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

TEATRO 'O Solar dos Vermelhos'

Agenda
15 e 16 Abr '23

Sábado, 15 de abril | 21h30

Domingo, 16 de abril | 16h30

AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE

Boca de Cena – Companhia de Teatro Infanto-juvenil

A partir da obra homónima de Manuel de Boaventura, “O Solar dos vermelhos” assume-se, no teatro, como uma adaptação livre e descomprometida da obra original.

Em 1905, o romance “O Solar dos Vermelhos” começa a ser publicado em rodapé, no semanário local “O Esposendense”. Em 1963, Edward Norton Lorenz postula a Teoria do Caos, introduzindo o conceito de “Efeito borboleta”. Em julho de 2017, o Município de Esposende promove uma nova edição crítica de “O Solar dos Vermelhos”, com estudo introdutório e fixação de texto de Sérgio Guimarães de Sousa. Em 2018, Hugo Direito Dias adapta a obra para texto dramático a partir da edição promovida pelo Município de Esposende, criando um guião original para os alunos dos Ateliers Juvenis de Belinho e Vila Chã, dinamizados pela Associação Esposende Solidário. Imprime, então, o seu cunho pessoal, usando a transversalidade de áreas e conhecimentos que lhe é característica, envolvendo Literatura e Física, no recurso à Teoria do Caos, e Sociologia na personificação do conceito de lágrima.

Para este espetáculo, Boca de Cena apresenta uma versão renovada da adaptação para teatro, sob direção artística e encenação de Hugo Direito Dias.

Dramaturgia e encenação: Hugo Direito Dias

Entrada

Bilhete geral: €3,00 | ≤18 anos e ≥ 65 anos: €2,00

Bilhetes disponíveis aqui, nas Piscinas Foz do Cávado e 1h antes dos espetáculos no Auditório Municipal de Esposende