'O BALÃO VERMELHO' - Filme-concerto

Domingo, 26 de março | 16h00
AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL DE BOAVENTURA
Musicado ao vivo por "Teatro da Lua"
Um espetáculo que junta o belíssimo filme de Albert Lamorisse (França, 1956) com banda sonora original interpretada ao vivo.
O pequeno Pascal encontra um grande balão vermelho atado a um poste de luz e decide desamarrá-lo. Nesse momento, inicia-se uma forte ligação entre os dois, que passeiam juntos e brincam pelas ruas da cidade. A cada cena, o balão ganha vida e personalidade, um personagem tão real quanto o garoto. O filme prioriza mais as imagens do que as palavras e a forte cor vermelha do balão contrasta com a cidade cinzenta. O balão brinca com o menino e acompanha-o pelas calçadas de Paris, mas a amizade entre eles é ameaçada por figuras de autoridade na escola, na igreja e no próprio lar.
FICHA TÉCNICA
Realização: Albert Lamorisse (França, 1956)
Duração: 36min
Prémios: Óscar de Melhor Roteiro Original, Grande Prémio do Festival de Cinema de Cannes e de Melhor Filme Educativo da Década
Músicos: Filipe Miranda e Lisete Santos
Classificação etária: maiores de 3 anos
Entrada livre, mediante reserva aqui e nas Piscinas Foz do Cávado
A iniciativa enquadra-se no âmbito da Operação de Gestão e Animação de Rua nos centros Históricos das ARU´s, financiada pelo Programa Operacional Norte 2020, PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana.