Município de Esposende propõe reflexão sobre “A Paixão de Cristo na expressão das artes”

10 Abr

Integrado na programação cultural da Semana Santa, promovida pelo Município de Esposende, terá lugar na próxima terça-feira, dia 12 de abril, às 18h00, na Igreja da Misericórdia de Esposende, o painel “A Paixão de Cristo na expressão das artes”.

Para abordar este tema foram convidados o compositor Eugénio Amorim, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, e a historiadora de arte Ana Cristina Correia de Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CITCEM, com moderação e comentário do Cónego Hermenegildo Faria, Vigário Episcopal para a Liturgia da Arquidiocese de Braga.

A expressão da espiritualidade, transposta através de inúmeros quadros bíblicos, marca, de forma indelével e muito pronunciada, o percurso da história da arte, ao longo dos séculos. Desde a Última Ceia até à morte na Cruz, e tendo sobretudo por base as narrações dos quatro evangelistas, a Paixão de Cristo foi mote inspirador para as mais belas obras de arte de inúmeros mestres, de diferentes épocas, origens, escolas e manifestações, que hoje se constituem como um grande legado e herança comum. Das artes performativas, como a música, às artes visuais, como a escultura e a pintura, este painel pretende, numa lógica de mediação cultural com o público, apresentar e explorar algumas destas obras, de uma forma didática, numa experiência interpretativa da dimensão espiritual do traço e das sonoridades de alguns dos mais icónicos artistas mundiais. A realização deste painel enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Esta atividade, à semelhança dos demais eventos culturais da Semana Santa, tem entrada livre, sendo limitada ao número de lugares disponíveis.

Toda a programação da Semana Santa poderá ser consultada AQUI