Em Esposende “A Páscoa Sai à Rua” de 8 a 10 de abril

04 Abr

Entre os dias 8 e 10 de abril, “A Páscoa Sai à Rua”, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, evento onde poderão ser apreciados, degustados e adquiridos produtos locais e artesanato.

Integrada no Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Endógenos - Produtos de Esposende “ESlocal”, a iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Esposende e ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, no âmbito da Atividade 8 - Promoção e divulgação dos produtos locais do programa agirE CLDS 4 G.

O evento vai decorrer no dia 8, sexta-feira, entre as 15h00 e as 24h00, no dia 9, sábado, das 10h00 às 24h00 e, no dia 10, domingo, das 10h00 às 20h00, sendo obrigatório o uso de máscara, o cumprimento do distanciamento social e a higienização das mãos.

Ao longo dos três dias, haverá demonstração de pastelaria ao vivo, através da confeção de doces no módulo de cozinha patente no espaço da feira. No dia 9, sob o tema “Pão-de-ló fica bem com…”, será ornamentada, para demonstração, uma mesa de Páscoa, enriquecida igualmente com produtos dos parceiros do projeto ESlocal. No dia 10, pelas 16h00, como forma de celebrar o Domingo de Ramos, juntar-se-ão aos parceiros ESlocal, outras confeitarias e pastelarias locais que darão a degustar as suas doces iguarias.

O evento vai contar com expositores dos Licores Cardoso (Ginja, Licores), Cerveja Coice (Cerveja Artesanal), Castelo de Açúcar (Ovos de Páscoa, Brigadeiros), Pastelaria Morena (Jesuítas, Quindins), Cooperativa Agrícola de Esposende (Hortícolas), Maria das Dores Viana (Macramé), Artur Fernandes (Brasões de família em madeira), Maria Fernanda Regado (Lenços bordados, bandoletes, panos bordados), Carla Cristina Alves (Croché, tecido, arte floral), Graça Vale (Bonecos em croché), Aurora Cardoso Lima (Jogos em madeira) e de Marília de Jesus Agonia (Cristais, incensos, peças em madeira para decoração).

A realização desta feira insere-se na campanha de promoção do projeto “ESlocal”, que prevê outras ações ao longo do ano, nomeadamente no verão e na época natalícia, enquadrando-se igualmente no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende.

Esta iniciativa visa o escoamento dos produtos locais, entre os quais os hortícolas, a doçaria, os lacticínios, os vinhos e o artesanato local, diretamente para as famílias, estabelecimentos comerciais de proximidade, restaurantes e outros locais de comercialização, criando uma rede entre os produtores, a população e os estabelecimentos.